terça-feira, 26 de maio de 2020

Aula não presencial - Semana 02
Aula 07- Educação Física

Olá alunos! Pensando em todas atividades de educação física ao longo dos anos escolares que você realizou, esportes, brincadeiras, jogos e exercícios em geral. Faça uma lista do que você pode adaptar em sua casa e colocar em prática usando os materiais que você tem e adaptados. Uma dica! Vá tentando e logo após registre se deu certo e se possível me mande esse registro em vídeo ou relato escrito.

Professor Gerson

Aula não presencial - Semana 02
Aula 06- Inglês


Olá meus queridos afiliados! Tudo bem com vocês? Saudades de todos vocês! Na nossa última aula, fizemos uma avaliação sobre o comparativo. Estão lembrados? Em geral, a turma foi muito bem. Congrats!
Mas, preciso revisar o conteúdo antes de seguirmos adiante. Então vamos lá. Estão lembrados desta tabela dos comparativos.



Regras
Acrescento
Adjetivo
Comparativo
1)Maioria dos adjetivos com uma sílaba

+ er

Cold(frio)

Colder (mais frio)
2)Uma sílaba terminando em ‘e

+ r

Late  (tarde)

Later (mais tarde)
3)Adjetivos com uma ou duas sílabas terminando em ‘y

- y +  ier

Happy (feliz)

Happier (mais feliz)
4)Uma sílaba terminando em ‘cvc

dobra a última consoante + er

Fat (gordo)

Fatter (mais gordo)
5)Adjetivos com duas ou mais sílabas (palavras grandes)

More (mais)
Less (menos)

Beautiful (bonito/a)

more beautiful (mais bonito/a)
less beautiful (menos bonito/a)
6) Irregulares
(não tem regras)

Good (bom)
Bad(ruim)
Far (longe)
Little (pouco)
Better (melhor)
Worse (pior)
farther/further (mais longe)
less (menos)


Vamos aos exemplos:

a.       Susan is more tired than Suelen. (tired).-  Susan está mais cansada que Suelen.

 (Usei more porque usei a regra 5. O adjetivo TI-RED tem duas sílabas. E quando tem duas ou 
mais sílabas acrescento a palavra more na frente e o adjetivo não muda).
b.      Paul is lazier than Peter. (lazy). – Paulo é mais preguiçoso que Peter.
(Usei a regra 3 porque o adjetivo LA-ZY tem 2 sílabas e termina em ‘Y’. Tirei o ‘Y’ e acrescentei ‘IER’ na palavra).
c.       I am better than my brother at Portuguese. (good) Sou melhor que meu irmão em Português.
(Usei a regra 6 porque o good é um adjetivo irregular. Quando uso ele para comparar ele fica better.
d.      Porto Alegre is bigger than Dois Irmãos. (big) - Porto Alegre é maior que Dois Irmãos.
(Usei a regra 4, porque BIG tem uma sílaba e termina em CVC (consoante-vogal-consoante) e acrescento ‘ER’ = BIGGER).
e.       Paula leaves nearer from school than me. (near) –Paula mora mais perto da escola da que eu.
(Usei a regra 1 porque near tem uma só sílaba e só preciso acrescentar ER = NEARER)
f.       My sister is nicer than my brother. (nice) – Minha irmã é mais legal que meu irmão.
(Usei a regra 2 porque todo o adjetivo que tiver uma sílaba e terminar em ‘e’ eu só acrescento ‘R’ – NICER).
Lembrando que quando a palavra terminar em ‘e’ e preceder uma consoante, eu não pronuncio o e. A pronuncia ficaria assim ‘naic’

Revisto as regras, vamos fazer alguns exercícios.  Quando você tiver dúvidas, leia e releia as regras. Confiem em vocês. A prova de vocês teve ótimos resultados.


1)      Complete as frases com o adjetivo que está entre parênteses.

1-      Winter is  colder   than spring (COLD)                                                        cold=frio
2-      Girls are ____________________ than  boys ( QUIET)                             quiet = quietos
3-      My garden is __________________ than a park (SMALL)                        small = pequeno
4-      Rugby is __________________________ than football ( DANGEROUS)  dangerous = perigoso.
5-      A sofa is __________________________than a chair (CONFORTABLE)  comfortable = confortável
6-      My father is ______________________ than  my brother  (STRONG)        strong = forte
7-      English is ________________________than  math (EASY)                         easy =fácil
8-      A month is ___________________than a week  (LONG)                             long = longo
9-      A plane is ______________________than  a car (FAST)                              fast = rápido
10-  A car is ________________________than a bike ( EXPENSIVE)                expensive = barato
11-  He paints ______________________ than me. (GOOD)                               good = bom
12-  An elephant is __________________ than a mouse. (BIG)                            big = grande
13-  This film is ____________________ than the other. (FUNNY)                     funny = engraçado
English is _____________________ than Japonese. (EASY)                         easy = fácil 

2)      Escreva a forma comparativa dos adjetivos abaixo. Preste atenção porque alguns são irregulares.

          Adjetivo
             Comparativo
    a)     Good (bom)
Better (melhor)
    b)   Fair (justo)

    c)    Bad (ruim)

    d)   Dark (escuro)

    e)   Hot (quente)

    f)    Clear (claro)

    g)   Expensive (barato)

    h)   Boring (chato)

    i)     Far (longe)

    j)    Healthy (saudável)

    k)   Cheap (barato)

    l)     Pretty (linda)

    m)  Tall (alto)






Aula não presencial - Semana 02
Aula 05- Português


EMPATIA
   
    Muito tem se ouvido esta palavra nos últimos dois meses. Mas o que vem a ser empatia?  Procurem o significado desta palavra, escrevam o significado no caderno ou no grupo da turma, depois façam um acróstico com a palavra e enviem uma foto da atividade realizada.

                   E
                   M
                   P
                   A
                   T
                    I
                   A

   As palavras formadas precisam ter alguma coisa relacionada com a situação que estamos vivendo.
    Abraço, profe. Maria

Aula não presencial - Semana 02
Aula 05- Arte

Tema: Solidariedade/água

A música é uma forma de expressão da arte e nos auxilia neste momento de incertezas no sentido de nos sentirmos mais tranquilos e alegres. Traz momentos de relaxamento e introspecção, dando a nossa imaginação diversas possibilidades de explorá-la.
Nosso objeto de estudo para hoje é a música do cantor Guilherme Arantes, PLANETA ÁGUA
·      A primeira tarefa será que vocês ouçam mais uma vez a música, já trabalhada no Ensino Religioso, com bastante atenção, e imaginem os lugares que a música cita e descreve em sua letra, assim poderão perceber mais detalhes que ajudarão na realização da próxima atividade.
·       Reflexão: A música nos leva a refletir o quanto a água é importante na vida do planeta e a responsabilidade que temos em preservar este bem tão precioso para todas as formas de vida. No momento em que fizemos a nossa parte no uso racional e nos conscientizamos para não poluirmos, estamos sendo solidários com as condições de vida de todos os seres vivos. Pense nisso!
·       Tenho certeza que todos imaginaram lugares lindos e cheios de vida enquanto ouviam a música. Agora chegou a hora de colocar estas imagens no papel em forma de desenho. Sejam bastante detalhistas no desenho, usem e abusem do colorido. Façam uma margem de 2cm. Bom trabalho. Capricho é importante!

PLANETA ÁGUA  -  Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Aula não presencial - Semana 02
Aula 04 - Ciências


Pesquisa relacionada ao COVID-19

1. Descreva o COVID-19.
2. Quais são os sintomas do COVID-19?
3. Quais são as pessoas mais suscetíveis a complicações relacionadas ao COVID-19 (grupos de risco)?
4. Na sua casa há alguma pessoa considerada do grupo de risco? Comente.
5. De que maneiras podemos evitar a circulação desse vírus?

Copiar as perguntas e respondê-las no caderno. Tirar uma foto e enviar para a escola.
Bom trabalho!
Aula não presencial - Semana 02
Aula 03 - Matemática

Olá pessoal, estou enviando esses probleminhas para ficarmos ligados na matemática. Faça com atenção. Leia, leia de novo e preste bastante atenção no que esta escrito aqui. Sei o seu potencial, você é capaz! Muita saudade! Fiquem bem! Prof Nara Vamos lá!!! 

1) Pedro está escrevendo um grande letreiro com a palavra "canguru", pintando uma letra por dia. Ele começou a escrever o letreiro na quarta-feira e trabalha todos os dias. Em que dia ele irá terminar o letreiro? 

Marque a resposta certa. ( )Segunda-feira ( )Terça-feira ( )Quarta-feira ( )Quinta-feira 
( )Sexta-feira 

2) Simão levantou-se faz uma hora e meia. Daqui a três horas e meia irá tomar o trem para a cidade de sua avó. Quanto tempo antes da partida do trem ele se levantou? 

Marque a resposta certa. ( ) 2 horas ( ) 4 horas ( ) 4 horas e meia ( ) 3 horas e meia 
( ) 5 horas 

3) Os alunos e professores da 4ª série farão uma excursão cultural. São 120 alunos e 5 professores, que irão em 5 ônibus. Quantas pessoas deverão ir em cada ônibus, sabendo-se que em cada ônibus deve ir o mesmo número de pessoas? 

4) Uma pesquisa perguntou a 1200 pessoas se liam jornal diariamente e 384 responderam que não. Quantas pessoas responderam que sim? 

 ( ) 816 ( ) 916 ( ) 1184 ( ) 1584 

 5) Meu avô tem 5 filhos, cada filho tem 3 filhos. Quantos primos eu tenho? 

 6) No esquema abaixo encaixe as 8 cartelas numeradas de forma que a soma obtida pela adição dos números ligados pela mesma linha reta seja 12.

7) Um menino estuda 2 horas e 45 minutos de manhã e 4 horas e 30 minutos a tarde. Quanto tempo ele estuda diariamente?
Aula não presencial - Semana 02
Aula 02 - Geografia

Olá turma! Como vão? Estou bem! E assim espero que vocês estejam.

Hoje a atividade é de GEOGRAFIA

Como um assunto que já tínhamos estudado, vou enviar dois arquivos, MAPA CONCEITUAL e quem não conseguir acessar os mesmos. Usa o seu caderno que lá tem os assuntos.

CAPITALISMO E SOCIALISMO

O que deverão fazer:

UMA  CHARGE QUE REPRESENTA O CAPITALISMO E O SOCIALISMO. DO LADO TERÁ QUE TER A EXPLICAÇÃO SOBRE A CHARGE.

DATA DA ENTREGA: ATE: 01-06-2020




Aula não presencial - Semana 02
Aula 01 - Língua Alemã

Hallo, liebe Schüler!

Você já imaginou o mundo sem algumas coisas, as quais tanto utilizamos?
ohne Telefon?
ohne TV?
ohne Auto?

*Converse em casa e escute as histórias que a tua família tem a contar. Os adultos sempre tiveram telefone? E internet? Como escutavam música?
  
    A Alemanha é conhecida por grandes invenções – do automóvel à aspirina e à fissão nuclear.

Mas você sabia que o país originou outros itens do dia a dia, como filtro de café?

Atividades:

1.      Leia os slides sobre as invenções genuinamente alemãs.

2.      Reflita: Tivemos que “nos reinventar” nesse tempo de Pandemia. O momento exige de nós precaução e criatividade. 

O que você e a sua família inventaram ou reinventaram nesse momento para passar o tempo sem sair de casa, ou para economizar nas despesas da casa? Conte-me em uma frase escrita em língua alemã (tempo presente) ou quem não tiver acesso a dicionário, dicionário on-line, pode ser em português.

z.B.: Wir backen Brot.
    (por exemplo)

Desejo que todos fiquem bem e vamos aguardar cheios de esperança pela INVENÇÃO da vacina e cura desse vírus cruel que assola o mundo!                                  
                                                 Viele Grüβe, Frau Wiest

OBSERVAÇÃO: Para visualizar as imagens em tamanho maior, dê um clique na figura.