terça-feira, 1 de setembro de 2020

Aula não presencial - Semana 15
Aula 08 - Arte

Estimados alunos!
Estamos entrando no mês de setembro e temos muitas datas importantes para lembrarmos, é para nós e nossa cidade um período de muitas festividades. Iniciamos lembrando a nossa Pátria o BRASIL, comemorando a Independência do Brasil no dia 07 de setembro. Em tempos normais estaríamos organizando o nosso Desfile Cívico em comemoração à data. Este ano vamos ter que pensar outras formas de homenagear nosso país. Como atividade desta semana vamos trabalhar com um dos símbolos que representa o Brasil, a Bandeira do Brasil, é através da presença dela que nosso país é representado em muitos lugares e eventos em outras partes do mundo. Vocês terão acesso a explicação do trabalho através do link abaixo: 
Segue em anexo uma folha preparada para a realização do trabalho:

Quem puder deverá imprimir para depois seguir os passos para fazer a atividade (coloque os números e letras nas colunas para sua melhor orientação). Caso você não consiga fazer a impressão use a régua para fazer os quadriculados na folha com as seguintes medidas:
-Faça um retângulo de 19,5 cm x 16,5cm.
-Divida com linhas medindo 1,5 cm de distância entre elas, para quadricular.
-Siga os passos do vídeo colocando a numeração e as letras nas colunas do retângulo.
-Faça desenho do mosaico da bandeira, conforme as orientações do vídeo e não deixe de colorir.
-Faça algum acabamento conforme sugerido, utilizando sua criatividade e material disponível.
Após concluir fotografe e entregue através do Google Sala de Aula.
Aula não presencial - Semana 15
Aula 07 - Ciências

Oi pessoal! Tudo bem?
Nessa semana trabalharemos o assunto: Gêmeos. Os gêmeos podem ser idênticos (univitelinos) ou não-idênticos (bivitelinos ou fraternos). Vocês devem imprimir e colar essa imagem no caderno, ou copiar. Além disso, na sequência tem ... atividades referentes à reprodução humana que vocês devem responder, fotografar e postar na plataforma.

Atividades:
1. Os órgãos responsáveis pela produção de células sexuais masculinas e femininas são, respectivamente:
a) testículos e tuba uterina.
b) pênis e útero.
c) testículos e ovários.
d) pênis e vagina.

2. As glândulas seminais estão localizadas em uma região atrás da bexiga urinária do homem e são responsáveis pela produção de uma secreção que constitui grande parte do que chamamos de sêmen. Além das glândulas seminais, que outras glândulas são consideradas anexas do sistema genital masculino?
a) Epidídimo e uretra.
b) Próstata e glândulas bulbouretrais.
c) Glândulas bulbouretrais e bolsa escrotal.
d) Próstata e bexiga.
e) Pênis e glândulas bulbouretrais.

3. O epidídimo tem a função de:
a) armazenar espermatozoides.
b) produzir hormônio sexual masculino.
c) produzir espermatozoides.
d) produzir hormônios gonadotróficos.
e) produzir líquido alcalino que neutraliza a acidez da uretra e das secreções vaginais.

4. Sobre o sistema genital masculino e feminino, marque a informação INCORRETA:
a) A vagina é um canal musculoso que se estende até a base do útero.
b) Os lábios maiores e lábios menores fazem parte do chamado pudendo feminino.
c) Os espermatozoides são produzidos no interior dos túbulos seminíferos e ficam armazenados nos ductos deferentes, onde completam seu amadurecimento.
d) As glândulas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais são consideradas glândulas anexas do sistema reprodutor masculino.
e) No homem, a uretra passa pelo interior do pênis.

5. A respeito do sistema genital, marque a alternativa que indica, respectivamente, o nome do órgão onde são produzidos os hormônios sexuais femininos, onde a fecundação ocorre e onde o embrião se desenvolve.
a) Tubas uterinas, útero e ovários.
b) Útero, tubas uterinas e útero.
c) Ovários, útero e útero.
d) Ovários, ovários e tubas uterinas.
e) Ovários, tubas uterinas e útero.

6. As mulheres apresentam duas estruturas ovoides com cerca de três cm de comprimento que são denominadas ovários. Essas estruturas, além de serem responsáveis por dar origem aos óvulos, produzem os hormônios:
a) insulina e glucagon.
b) glucagon e testosterona.
c) estrógenos e progesterona.
d) ocitocina e calcitonina.
e) antidiurético e estrógenos.

7. TÉCNICA REVERTE MENOPAUSA E DEVOLVE FERTILIDADE – Mulher estéril voltou a produzir óvulos após receber um transplante de ovário congelado nos Estados Unidos. (O Globo, 24/09/99)
No procedimento médico-cirúrgico acima, o tecido ovariano transplantado foi induzido por hormônios a produzir óvulos. Isso foi possível porque a função ovariana é estimulada pelos seguintes hormônios secretados pela hipófise:
a) estrogênio e progesterona.
b) estrogênio e hormônio luteinizante.
c) folículo estimulante e progesterona.
d) folículo estimulante e hormônio luteinizante.


8. Na espécie humana, após a fecundação, verifica-se a suspensão da menstruação porque:
a) a placenta em formação produz um hormônio que mantém o corpo-lúteo funcionante.
b) a hipófise, estimulada pelo corpo-lúteo, passa a produzir gonadotrofina.
c) o nível de estrógeno e progesterona do sangue é mantido pelos folículos ovarianos em desenvolvimento.
d) a hipófise não libera o hormônio folículo estimulante devido ao baixo nível de estrógeno no sangue.
e) a membrana de fertilização do óvulo, formada após a penetração do espermatozoide, produz hormônio luteinizante.

9. Um método anticoncepcional muito conhecido pelas mulheres é a tabelinha, que consiste na abstinência sexual em períodos próximos aos dias da ovulação. Levando em consideração que um ciclo tem 28 dias, quando ocorrerá a liberação do óvulo?
a) Em torno do primeiro dia do ciclo.
b) Em torno do sétimo dia do ciclo.
c) Em torno do décimo quarto dia do ciclo.
d) Em torno do vigésimo dia do ciclo.
e) Em torno do vigésimo oitavo dia do ciclo.

10. C.R.P., 28 anos, deu entrada na Maternidade Cândida Vargas em João Pessoa, PB, onde, duas horas depois deu à luz os gêmeos de sexos diferentes. O marido, Pedro, muito curioso, desejou saber algumas informações sobre o desenvolvimento de seus filhos, a partir do momento da fecundação. O médico respondeu-lhe, corretamente, que:
a) Dois óvulos foram fecundados por um único espermatozoide.
b) Um óvulo, fecundado por um espermatozoide, origina um zigoto, que se dividiu em dois zigotos, formando dois embriões.
c) Um óvulo foi fecundado por dois espermatozoides, constituindo dois embriões.
d) Dois óvulos, isoladamente, foram fecundados, cada um por um espermatozoide, originando dois embriões.
e) O uso de medicamentos durante a gestação causou alterações no zigoto, dividindo-o em dois.
Aula não presencial - Semana 15
Aula 05 - Português

PRODUÇÃO TEXTUAL

Oi, alunos! 
No texto ¨Uma lição de vida¨ é contada a história de um menino e que marcou a vida de uma pessoa. Certamente alguém já lhe deu/ensinou uma lição de vida , ou já escutou uma história que é uma lição de vida. Então escreva esta história em forma de um texto, com início meio e fim.
OBS: Fazer no google classroom, ou enviar para o e-mail: maria.brischke@edu.doisirmaos.rs.gov.br