sexta-feira, 24 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 11
Aula 07 - Português

Oi alunos! Atividade para esta semana: Pesquise sobre a vida e as obras de um(a) escritor(a) e depois com as informações coletadas elabore um texto bem criativo.
OBS: Fazer no google classroom, ou enviar para o e-mail maria.brischke@edu.doisirmaos.rs.gov.br
Aula não presencial - Semana 11
Aula 06 - Inglês

Hello group! Are you ok? Gostaria que todos vocês dessem uma olhadinha nos arquivos para ver se não tem nenhum trabalho pendente. Em alguns casos, eu pedi para refazerem e em outros casos o arquivo veio vazio. Deixei recado, mas até hoje eu não tive retorno. Hoje aprenderemos um pouco sobre os Pronomes Relativos e seus usos no inglês. Os pronomes relativos em inglês (relative pronouns) são palavras utilizadas como sujeito ou objeto em relação ao verbo principal. Na frase, eles fazem referência a um termo que já foi citado anteriormente. Quando exercem a função de sujeito, os pronomes relativos vêm acompanhados por um verbo.
Confira abaixo uma tabela com os principais pronomes relativos:













*Os Pronomes Relativos introduzem orações subordinadas adjetivas (restritivas ou explicativas). Essas orações definem, limitam ou acrescentam algo ao significado do antecedente.
*Quando a oração subordinada não for essencial para o significado da frase, ela sempre vem entre vírgulas.

Examples: The girl who/that I saw is beautiful. (A menina que eu ví é bonita).
Mr. Lien, who /whom you saw yesterday, in an American actor. (Sr. Lien, que vc viu ontem, é um ator Americano)
The music which/that he is playing is jazz. (A música a qual/que ele está tocando é jazz).
The boy whose bicycle is broken is my friend. (O menino cuja bicicleta está quebrada é meu amigo).
The city where I was born is very beautiful. (A cidade onde eu nasci é muito bonita).
I - COMPLETE THE SENTENCES. USE WHEN/WHERE/WHICH/WHO/WHOSE
  1. A couch (técnico) is a person who helps (ajuda) you train (treinar).
  2. That’s the politician (politico) whose daughter (filha) got married (casou-se) in Miami.
  3. A court (quadra) is a place where people play tennis.
  4. That (aquela) is the race (corrida) ……………. millions of people watch (assistir) .
  5. 1992 is the year ………… the Olympics were held (sediados) in Barcelona.
  6. I have a friend ……………. father is working in the local hospital
  7. You will never (nunca) forget (esquecer) the day …………. you were born (nasceu).
  8. This (Esse) is the boy __________ had an accident.
  9. Yesterday I saw (ví) a car__________ was very old.
  10. Amanda is the girl ___________ I met (conheci) on Friday.
  11. The robber (ladrão) stole (roubou) the car _______________ the lady (senhora) had parked (estacionou) .
  12. Can I talk (conversar) to the girl ________________ is sitting (sentada) on the bench (banco)?
  13. This is the hotel___________ I always (sempre) stay (fico) when I go to Paris.
  14. Where is the bottle (garrafa) of Coke _____________ I bought (comprei) this morning?
  15. Mr Jones, ___________ is a taxi driver (motorist de taxi), lives (mora) on the corner (na esquina).
  16. This (essa) is the girl ______________ comes (vem) from Spain.
  17. That's Peter, the friend ____________ has just (recém) arrived (chegou) at the airport.
  18. The shopping center is a place __________you can buy (comprar) a lot (muitas) of things.
  19. The postman (carteiro) is a man _____________ job (emprego) is to deliver (entregar) letters (cartas).
  20. They sold (venderam) the house ___________ they had lived (viveram) for 20 years.
  21. Ireland (Irlanda) is a country (país) __________ I always (sempre) wanted (queria) visitor.
  22. This is the famiy _________________ house burnt down (queimou) last year.


Example
  1. Pablo Picasso was an artist WHO painted Guernica.
  2. ____________________________
  3. ____________________________
  4. ____________________________
  5. ____________________________
  6. ____________________________
  7. ____________________________
  8. ____________________________
Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br
Aula não presencial - Semana 11
Aula 05 - Matemática

1) Um submarino estava a -72,5metros. Alguns minutos depois, estava a 95,4 metros. O submarino desceu ou subiu?Quantos metros? 
2) O salário de Beatriz é calculado de acordo com as horas trabalhadas. Em maio ela trabalhou 176 horas e 30 minutos. Qual deve ser o seu salário sabendo que ela recebe R$ 13,55 por hora trabalhada? 
3)Resolva Lembrando que na potenciação dos números racionais devemos aplicar o expoente aos dois elementos da fração, ao numerador e o denominador. Como no exemplo: 

4) Resolva as raízes de números racionais: Na radiciação devemos encontrar a raiz do numerador e do denominador. Observe o exemplo:


Aula não presencial - Semana 11
Aula 04 - História

ASSISTIR AO FILME: O PATRIOTA. Preste bem atenção.
Link do filme: https://youtu.be/Q7GPW6WpddE

TRABALHO DO FILME O PATRIOTA.
1- Descreva três cenas do filme como era a colonização da América Inglesa.( o que cultivavam, produziam).
2- Aponte as causas que levaram os colonos a não aceitar mais a dominação da Metrópole Inglesa.
3- Caracterize o exército colonial, como ele era. ( roupa, armas, treinamento).
4- Qual o fator decisivo para garantir a vitória as tropas coloniais?
5- Como vivia a família de Martin antes da guerra? (descreva).
6- O que aconteceu com Tomás, quando os soldados ingleses chegaram à casa de Martin e levaram
Gabriel preso?
7- O que os soldados ingleses faziam com os soldados americanos (das treze colônias) que se rendiam?
8- O que os empregados de Martin responderam ao general inglês, quando este os convidou para lutar em nome do rei da Inglaterra, prometendo que no final da guerra deixariam de ser escravos?
9- Como foram usados os soldadinhos de chumbo do Tomas, pelo Senhor Martin, durante a Guerra?
10- Os Estados Unidos eram colônia de que país?
11- Ao longo do filme, a bandeira da Treze Colônias apareceu muito. Como já viram em outra aula, o povo hoje adora sua Bandeira, seu país, por causa do sofrimento que passaram para se tornar independentes. Descreva duas cenas onde a Bandeira aparece.
Aula não presencial - Semana 11
Aula 03 - Geografia

OBSERVE OS DOIS MAPAS: VEGETAÇÃO E POLÍTICO: SEQUÊNCIA TEM ATIVIDADES. FAZER NO CADERNO E ENVIAR.



1-Em que países aparece a vegetação da TUNDRA e como ela é?
2-O que aconteceu com a floresta temperada?
3-O que aconteceu com a Savana que no Brasil é chamado de Cerrado?
4-Qual a vegetação que predomina no Brasil?
5-Onde tem floresta temperada e subtropical?
Aula não presencial - Semana 11
Aula 02 - Religião - Profª Ester

Sei que a data já passou, mas avô e avó não são passageiros. Então vamos ver um pouquinho como essa data surgiu?


A origem do dia dos Avós – 26 de julho.

Comemoramos no dia 26 de julho o dia dos avós por que nessa data conhecida como o dia da vovó, mas foi criada para homenagear os avós de Jesus Cristo, Santa Ana e São Joaquim. É no evangelho de Tiago que encontramos o informações que dizem respeito à sua vida, na verdade é o único registro que encontramos na Bíblia sobre os avós de Jesus. 

Depois disso, a data tem sido lembrada a cada ano com mais intensidade pelo comércio, da mesma forma que já é feito com o dia das mães, dos pais e das crianças. Esta comemoração é uma forma carinhosa dos netos agradecerem tantos ensinamentos que seus avós transmitem a toda família.

Em muitas culturas, o idoso é respeitado como aquele que transmite conhecimento, além disso sua longevidade é sinônimo de grande experiência. Não importa se os avós são de uma tribo indígena, africana ou se são anciões na China ou Japão por exemplo, o que importa mesmo é ouvir seus conselhos com atenção e carinho. Eles são a base de toda família pois auxiliam na educação e criação de seus netinhos e na maioria das vezes, ajudam seus filhos mesmo depois de adultos e já casados.

Por isso, manter esse elo de afeição com os nossos queridos avós é tão importante. Quem ainda tem o prazer de conviver com eles em suas famílias, todos felizes e em harmonia, com saúde e principalmente integrados, sabem bem do que estou falando. O respeito que devemos ter pelos idosos é muito importante pois eles são a herança de nossa família. Todos merecem ser tratados com carinho e muito respeito, ter atenção com eles, ouvi los, é muitas das vezes só o que eles querem.

Contar histórias, relembrar é um exercício prazeroso, onde reviver o passado trás brilhos nos olhinhos já cansados além disso, é assim que nos ensinam. Desta forma, visitando-os sempre, (agora sabemos que não dá, por causa da Covid 19) o contato com seus familiares melhora sua autoestima, deixando os felizes e se sentindo muito melhor, esta atitude certamente serão fatores que ajudarão a prolongar a vida.

Há pessoas que desrespeitam os idosos, os pais ou e até mesmo seus próprios avós, retiram a dignidade de suas vidas, abandonando-os em asilos ou instituições, abrigos para velhos. Fazendo com que se sintam abandonados, rejeitados, em outras palavras jogados fora fazendo com que percam a esperança de viver.

Atualmente, existe aqui no Brasil o Estatuto do Idoso que são leis que obrigam os filhos a cuidarem dos pais, garantindo melhores condições de vida para aqueles que não conseguem se manter. Em conclusão disso, não devemos esquecer que um dia, conforme a lei natural da vida, iremos também envelhecer, e seremos nós os avós.
Viva o dia dos avós.

Atividade para fazer:
Eu não tenho mais avô nem avó. Também não tenho mais pais vivos. Assim meu filho também não tem avô nem avó de nenhuma parte. Talvez alguns de vocês também não tem nenhum dos vôs. Mas que tem ame os sempre. Eles precisam de carinho e atenção. Como já disse antes, agora não se pode visitar eles. Mas tem outros meios de matar a saudade. Telefonando, mandando mensagens entre outros meios.

Então quero que vocês registrem alguma história de convivência que vocês já tiveram. Com seus avós. Podem escrever a história, ou uma história que eles contaram para vocês. Se tiverem uma foto com eles podem mandar junto. Quem não tem mais vô e vó pede para os pais contar algo sobre eles. 

Aula não presencial - Semana 11
Aula 01 - Alemão

Woche von 27.07.2020 bis 31.07.2020
Lehrerin: Frau Wiest

Liebe Schüler / Querid@s alun@s!
CORREÇÃO Página 51 atividade 15 ~ estrutura frasal