terça-feira, 21 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 10
Aula 10 - Ciências

Oi pessoal, tudo certo? Nessa semana envio uma pesquisa sobre planejamento familiar. Para tanto, vocês responderão às perguntas a seguir e depois postar na plataforma.
1. Nome completo:
2. Idade:
3. Você mora com quem? Diga o nome de todas as pessoas que moram com você, qual a relação de parentesco (pai, irmão, etc...) e a idade de cada um.
4. Há quanto tempo seus pais estão juntos? (ou ficaram juntos?)
5. Escreva uma frase que é comum você ouvir do pai/mãe a respeito de namoro.
6. Seus pais/responsáveis falam com você a respeito de sexo?
a) sim, frequentemente conversamos a respeito disso.
b) sim, mas não de forma frequente e direta.
c) não, nunca falamos a respeito disso.
7. Você já saiu sozinho(a) à noite? Quantas vezes?
8. Você namora? Já namorou?
9. Você conhece algum método contraceptivo? Qual?
10. Você pretende ter filhos, algum dia?
a) sim, algum dia.
b) sim, quando Deus quiser.
c) nunca pensei a respeito disso.
d) não pretendo ter filhos.
Aula não presencial - Semana 10
Aula 09- História

Assisti/LER ao slide SOBRE A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS. APÓS ATIVIDADE.
Aula não presencial - Semana 10
Aula 08 - Geografia

Conforme o mapa da AMÉRICA:

Relevo, clima, hidrografia e vegetação interferem nas formas de ocupação e na distribuição da população no espaço – ao mesmo tempo que são profundamente transformados por elas. Na América, destacam-se quatro grandes formas de relevo, que se distinguem uma da outra pela altitude: as altas cordilheiras do oeste, as planícies e as depressões do centro e os planaltos e montanhas antigos desgastados do leste. O relevo e a hidrografia foram muito importantes no processo de ocupação do continente americano e na distribuição atual da população.

Costa leste - A costa do Atlântico, a leste do continente, é constituída por montanhas e planaltos muito antigos, bastante desgastados pelos agentes erosivos (ventos, chuvas etc.). Os principais planaltos são: Planalto Laurenciano, no Canadá; Montes Apalaches, nos Estados Unidos; Planalto das Guianas e Planalto Brasileiro, na América do Sul. A costa leste foi a primeira a ser ocupada e explorada pelos colonizadores europeus. Hoje, abriga grandes cidades e importantes áreas industriais, agrícolas e de exploração mineral, principalmente de minério de ferro e de carvão. 

Planícies e depressões do centro - Na região central do continente, encontramos grandes planícies e depressões, como a Planície Central, na América do Norte; as planícies e depressões da Amazônia, a Planície do Pantanal e a Depressão do Chaco, na América do Sul. As planícies situadas no norte assumiram grande importância econômica. No Canadá, por exemplo, ocorre intensa concentração urbana e industrial. Já na América do Sul, as principais planícies centrais — Amazônica e Platina — são pouco povoadas e nelas destacam-se a pesca, o extrativismo e a pecuária.

Costa oeste - Na costa oeste do continente, banhada pelo Oceano Pacífico, predominam formações montanhosas jovens, ou seja, de idade geológica recente. Essas cadeias de montanhas estendem-se por cerca de 15.000 quilômetros, desde o Alasca até o extremo sul do Chile, recebendo diferentes denominações locais: Montanhas Rochosas, no Canadá e nos Estados Unidos; Serra Madre, no México; Cordilheira dos Andes, na América do Sul. Essas montanhas apresentam grandes altitudes, e as acentuadas declividades e o frio intenso inibem a ocupação humana. A população que ocupa a costa oeste está concentrada em áreas de altitudes inferiores, mas sujeita a vulcões ativos e terremotos. Essa região do continente localiza-se na área de choque de placas tectônicas. Tanto na costa do Atlântico quanto na costa do Pacífico existem as chamadas planícies litorâneas ou costeiras, formadas pela deposição de sedimentos marinhos e fluviais. Na costa oeste, elas são estreitas; já na costa leste, costumam ser mais amplas. 

Hidrografia - Muitos rios americanos nascem nas áreas montanhosas do oeste e desembocam no litoral atlântico. Os cursos dos rios do continente americano podem ser agrupados segundo o trecho da costa onde desembocam: do Ártico, do Pacífico, do Golfo do México e do Atlântico. Podem-se observar conjuntos de bacias hidrográficas cujos rios correm para um mesmo trecho da costa litorânea — que pode ser um oceano ou um mar. Alguns dos principais cursos de água percorrem longos trechos do continente até sua foz, destacando-se o Rio Amazonas, cuja nascente se forma próximo à costa pacífica.

APÓS LER, DEVERÁ SER COPIADO OU IMPRIMIDO E COLADO NO CADERNO, A PARTE ESCRITA.
Aula não presencial - Semana 10
Aula 07 - Religião - Profª Ester

Leia o texto com atenção e responda as questões no caderno. Enviar foto.
FÁBULA DA CONVIVÊNCIA
Durante uma era glacial, quando parte do globo terrestre esteve coberto por gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram indefesos, por não se adaptarem às condições do clima hostil. Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir, ajuntar-se mais e mais. Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, aqueciam-se mutuamente naquele inverno tenebroso. Porém, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que ofereciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte. Então, todos se afastaram-se feridos, magoados e sofridos. Dispersaram-se, por não suportarem por mais tempo os espinhos de seus semelhantes. Doía muito. Mais essa não foi a melhor solução porque separados logo começaram a morrer congelados. Os que não morreram voltaram a se aproximar, pouco a pouco, com jeito, com medo, com cuidado, de tal forma que , unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem magoar, sem causar danos recíprocos. Assim, suportaram-se resistindo à longa era glacial. Sobreviveram. Conclusão: O melhor do relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, a admirar suas qualidades. É fácil trocar palavras, difícil é interpretar o silêncio! É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar! É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração!

1- Para você, o que é mais difícil na convivência com as pessoas?
2 - Você se esforça para conviver pacificamente com os outros?
3- Faça um breve comentário do texto.
Aula não presencial - Semana 10
Aula 06 - Português

Realidade com muita fantasia

Nascido em 1937, o gaúcho Moacyr Scliar é um homem versátil: médico e escritor, igualmente atuante nas duas áreas. Dono de uma obra literária extensa, é ainda um biógrafo de mão cheia e colaborador assíduo de diversos jornais brasileiros. Seus livros para jovens e adultos são sucesso de público e de crítica e alguns já foram publicados no exterior. Muito atento às situações-limite que desagradam à vida humana, Scliar combina em seus textos indícios de uma realidade bastante concreta com cenas absolutamente fantásticas. A convivência entre realismo e fantasia é harmoniosa e dela nascem os desfechos surpreendentes das histórias. Em sua obra, são frequentes questões de identidade judaica, do cotidiano da medicina e do mundo da mídia, como, por exemplo, acontece no conto “O dia em que matamos James Cagney”.

Para Gostar de Ler, volume 27. Histórias sobre Ética. Ática, 1999.

Questão 1 – Identifique a finalidade do texto.
Questão 2 – Aponte os temas que permeiam a obra de Moacyr Scliar.
Questão 3 – Assinale a frase em que não é expressa uma opinião:
a) “[...] o gaúcho Moacyr Scliar é um homem versátil [...]”.
b) “[...] é ainda um biógrafo de mão cheia e colaborador assíduo de diversos jornais brasileiros.¨.
c) ¨[...] e alguns já foram publicados no exterior. ¨.
d) “A convivência entre realismo e fantasia é harmoniosa e dela nascem os desfechos [...]”.
Questão 4 – Explique o emprego do sinal de dois-pontos no primeiro parágrafo:
Questão 5 – Identifique o significado que a expressão sublinhada assume no texto: “[...] é ainda um biógrafo de mão cheia e colaborador assíduo de diversos jornais brasileiros.”.
Questão 6- Além da obra de Moacyr Scliar citada no texto, pesquise e cite pelo menos mais duas obras de sua autoria.
Aula não presencial - Semana 10
Aula 05 - Artes

ASSUNTO: Movimentos artísticos do séc. XX

Nas duas últimas semanas trabalhamos com criação de logotipo e slogan. Para as próximas semanas teremos um trabalho envolvendo um pouco de teoria e escrita. O arquivo postado sobre Movimentos artísticos do séc. XX é material para leitura. A partir da leitura feita, você fará uma descrição de cada um dos Movimentos, Surrealismo, Dadaísmo, Arte Pop e Op Art. O trabalho deverá ser feito no Documento Google em anexo na atividade. A segunda etapa do trabalho será um desenho, uma instalação ou escultura representando cada um dos movimentos vistos. Os trabalhos de expressão com desenho ou instalação deverão ser fotografados e entregues na plataforma Google Sala de Aula.

Dediquem-se e bom trabalho!