terça-feira, 23 de junho de 2020

Aula não presencial - Semana 06
Aula 10- História

Dando continuidade aos estudos da história na sua sequência temos o ILUMINISMO. Vou deixar um texto para vocês irem lendo e na próxima semana, irei explicar este assunto num vídeo. Certo !

O ILUMINISMO.

O Antigo Regime sofreu seu primeiro forte abalo com a Revolução Inglesa, que derrubou o absolutismo e permitiu a ascensão da burguesia na Inglaterra.
CARACTERÍSTICAS DO ILUMINISMO:
O ILUMINISMO – movimento intelectual, ligado aos valores da burguesia em ascensão – preocupou-se em recupera e aprofundar o racionalismo dos antigos humanistas. Utilizando-se da razão, elaborou e dirigiu duras críticas à política de monopólios e privilégios mercantilistas, ao poder absoluto dos reis e ao conhecimento baseado na fé, como era difundido pela Igreja da época. O Iluminismo, pode-se dizer resumidamente que é: o racionalismo, antimercantilismo, antiabsolutismo e o anticlericalismo. Os pensadores iluministas acreditavam que “Somente o primado da razão”, como diziam, permite ao homem conhecer, afirmar-se e sobrepujar as outras criaturas.
Afirmavam, que a razão se opõem radicalmente à ignorância, à superstição e à aceitação de verdades baseadas na fé e na tradição. Tal postura colocou-se contra as autoridades religiosas, acusando-as de manterem a humanidade na ignorância em proveito próprio. Apesar disso, mantinham a crença em Deus, por considerá-lo a “expressão máxima da razão”. O Iluminismo começou na Inglaterra no século XVII, onde a Revolução Inglesa, gerou um ambiente propício ao debate e à produção de novas ideias. Apesar do autoritarismo da França, foi lá que o Iluminismo chegou ao seu apogeu.
Os pensadores Iluministas. René Descartes - foi filósofo, matemático, cientista, foi considerado um dos pioneiros do movimento iluminista. Em sua obra Discurso sobre o Método, Descartes dizia que para chegar ao conhecimento era preciso fazer uma crítica radical a todo o saber acumulado pelo homem, o que só se consegue usando a dúvida como método. Assim, segundo ele é preciso duvidar de tudo que se vê se ouve e até mesmo das verdades estabelecidas pela ciência.
Para Descartes, o ato de duvidar permite ao homem comprovar sua própria existência, pois quem duvida pensa, e quem pensa existe: “Penso, logo existo”. Se queremos ampliar o nosso conhecimento, devemos seguir a quatro regaras básicas: a evidência (evitar preconceitos e valorizar ideias claras) da análise (dividir os problemas no maior número possível de partes); da síntese (distinguir as verdades relativas); da enumeração (relacionar apenas os elementos necessários e suficientes para a solução do problema). Isaac Newton – um dos fundadores do iluminismo, era físico, astrônomo e matemático. Ele formulou a lei de Gravitação Universal. Na sua principal obra, Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, examinou os movimentos dos planetas, dos cometas e das marés com base em princípios matemáticos.
John Locke – dedicou a sua vida pública à defesa da liberdade civil, política e religiosa. Na sua obra Ensaio sobre o Entendimento, ele elaborou uma nova teoria do conhecimento. Para ele, ao nascer , o homem é uma tabula rasa, um papel em branco. Aos poucos a pessoa por intermédio da experiência a mente vai registrando ideias simples. E mais tarde chega a elaborar idéias complexas. Combateu o absolutismo. Voltaire – foi um critico ao absolutismo, esteve preso, teve que deixar a França e se exilar na Inglaterra por três anos. Voltarie escreveu as Cartas Inglesas – obra na qual exaltava a liberdade de pensamento, religião e as instituições existentes na Inglaterra e modo indireto e irônico, critica a vida política na França. Voltarie ainda se destacou pelas criticas aos abusos do clero e aos instrumentos de que a Igreja se valia para oprimir as pessoas. É dele a frase: “O Tribunal da Inquisição é, como se sabe, uma invenção ‘maravilhosa’, pois torna o papa e os monges mais poderosos e torna hipócrita uma nação inteira’’.
Montesquieu – revelou os problemas políticos e sociais de seu tempo. Em sua obra O Espírito das Leis, contrariou os pensamentos religiosos de Bossuet e buscou dar explicações racionais para a História, para as leis e os costumes. Em seu livro ele propõe a divisão do poder político em três: Legislativo, para elaborar as leis; Executivo, para executar leis e administrar o país; Judiciário, para fiscalizar o cumprimento das leis. Os poderes segundo ele deveriam ser autônomos, cada um deles deveria atuar de modo a impedir o abuso dos outros dois. 
Rousseau - em uma de suas principais obras O Contrato Social, afirma que o povo é soberano e que o fundamental é a vontade da maioria expressa por meio do voto universal. “ Se o governo eleito pela maioria não estiver representado, o povo não só pode, como deve, substituí-lo”. Isto foi resumido pelos revolucionários franceses em três palavras: liberdade, igualdade e fraternidade, que foi o lema da Revolução Francesa. Várias ideias formaram a Enciclopédia de 1751, que continha estudos e comentários em todos os campos de conhecimento, que ficou conhecido como o “Século das Luzes”, mais tarde proibida pelas autoridades francesas de circular entre o povo. A fisiocracia, o liberalismo e o despotismo esclarecido. A doutrina fisiocrata foi criada pelo francês François Quesnay, ele dizia que a terra era a única fonte de riqueza e a agricultura a mais importante de todas as atividades econômicas.o governo deve limitar-se a respeitar as leis sem nunca intervir na produção, na circulação e no consumo de mercadorias. Adam Smith é considerado o fundador do liberalismo econômico; ele era contra a intervenção do governo na economia e a favor da total liberdade de produção, de circulação e de venda. Daí o nome liberalismo. As reformas socioeconômicas em vários países, com o objetivo de moderniza-os foi conhecido como o despotismo esclarecido. Ele ocorreu em muitos países, como a Prússia, Rússia, Áustria, e em Portugal.
Aula não presencial - Semana 06
Aula 9- Geografia

Este ano tem por objetivo começar a estudar os continentes.
Então vamos iniciar estudando a AMÉRICA.
ATIVIDADE:  precisa ser feita no caderno,  APÓS ENVIO DA
FOTO PELO GOOGLE SALA DE AULA
Pesquisar os países e capitais da América, dividida em três grupos:
América do Norte, América Central e América do Sul. No total são 36 países:
3 da AMÉRICA DO NORTE
20 DA  AMÉRICA CENTRAL 
13 DA AMÉRICA DO SUL
Segue o modelo. Pode pesquisar na net.

PAIS
CAPITAL
AMÉRICA DO NORTE







AMÉRICA CENTRAL









































AMÉRICA DO SUL



























Aula não presencial - Semana 06
Aula 8- Alemão

Woche von 22.06.2020 bis 27.06.2020
Lehrerin: Frau Wiest
Hallo, wie geht es dir?

Vamos iniciar corrigindo as atividades da aula passada! Verifique e corrija no seu
livro/material.
CORREÇÃO DA AULA PASSADA
Buch Seite 47


























Weiter geht’s (Vamos adiante!)
Realize as atividades no seu livro!
Tire uma foto e anexe na devolutiva da atividade através da plataforma
ou envie para o e-mail da professora.
ana.wiest@edu.doisirmaos.rs.gov.br

Seguimos no nosso livro - Seite 48































VIel Erfolg!
Frau WIest
15.06.2020



Aula não presencial - Semana 06
Aula 07- Artes

TÊNIS  GIGANTE
1- Escolha um tênis seu e coloque-o a sua frente. Observe e desenhe cuidadosamente, com detalhes. Faça-o o mais real possível e grande o suficiente para preencher a folha inteira (não necessita margem). Desenhe todas as costuras e pontos, os cadarços e a textura da sola.
2- Quando o desenho estiver terminado, acrescente pessoas e animais minúsculos à cena (exemplo em anexo). Como sugestão desenhe uma família morando no tênis (importante lembrar que trata-se de um desenho SURREALISTA, portanto deve conter características irreais) use sua imaginação e criatividade podendo também complementar com alguns elementos em volta do tênis, ruas, jardins... deixando a cena com muitas características do surrealismo.
3- Para concluir você deve colorir seu desenho Com o desenho concluído tire uma foto e encaminhe para entregar no Google Sala de Aula.

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