terça-feira, 14 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 09
Aula 09- Alemão

Woche von 06.07.2020 bis 10.07.2020
Lehrerin: Frau Wiest
Hallo, wie geht es dir?
Realizar as atividades no seu livro e enviar as respostas ou uma foto do seu livro/caderno anexando-a preferencialmente no Google Sala de aula ou e-mail da professora: ana.wiest@edu.doisirmaos.rs.gov.br
ATENÇÃO para a correção das atividades da aula passada! Qualquer dúvida, me escrevam um e-mail, pois as atividades do class room são verificadas ao final do prazo de entrega, quando lhes dou o retorno. Fique ligad@ no prazo de entrega para a professora (postagem na plataforma, por e-mail ou WhatsApp da escola, pois atividades entregues com atraso já tiveram acesso ao arquivo com a correção, portanto serão consideradas diferentemente. Continue se empenhando na realização das tarefas! 
Aula não presencial - Semana 09
Aula 08- Inglês

Hello group? How are you? Hoje vamos começar com o gerúndio. Para isso, vamos começar com um texto pequeno.


WHAT ARE THEY DOING? (O QUE ELES ESTÃO FAZENDO?)
Peter: What are they doing? (O que eles estão fazendo?)
Susan: They are playing soccer and (Eles estão jogando futebol) having fun. (divertindo-se)
Peter: They are very happy! (Eles estão muito felizes!
They are smiling! (Eles estão sorrindo!)

O Present Continuous (Gerúndio em português) é usado para expressar ações que estão acontecendo neste momento. É geralmente usado com advérbios de tempo: now (agora), at this moment (neste momento) at presente (no presente (momento)), etc.
Ex: They are playing soccer now. (Eles estão jogando futebol agora).
Em inglês o Present Continuous termina com o verbo em ‘-ing’. Já em português são os verbos que terminam em ‘ndo”, ex: caminhando, jogando, correndo, nadando, chorando, etc.
Para formar o Present Continuous (Gerúndio) utilizamos o presente do verbo to be (ser/estar) como verbo auxiliar junto com o gerúndio (-ing) do verbo principal.
Formação:Sujeito
Verbo auxiliar (to be)
Verbo principal no “ing”
Tradução
I am working
Eu estou trabalhando.
You are working
Você está trabalhando.
He is working
Ele está trabalhando.
She is
working
Ela está trabalhando.
It is working
Ele/ela está trabalhando.
We are working
Nós estamos trabalhando.
You are working
Vocês estão trabalhando.
They are working
Eles/elas estão trabalhando.
Ex: I am expecting a phone call. (Eu estou aguardando um telefonema)
He is studying now. (Ele está estudando agora).
Regras: Geralmente os verbos não sofrem modificações ao receber a “ing”. Porém, há exceções:
Se o verbo terminar em e, ele perde o “e” ao receber “ing”.
Ex: love – loving (amar/amando) - write – writing (escrever/escrevendo)
Se o verbo terminar em consoante/vogal/consoante, dobra-se a última consoante e acrescenta-se “ing” (quando a última sílaba for tônica).
Ex: cut – cutting (cortar/cortando) swim – swimming (nadir/nadando)
Se o verbo terminar em “ie”, troca-se o “ie” por “y” e acrescenta-se “ing”.
Ex: tie – tying (amarrar/amarrando) lie – lying (deitar/deitando)
ACTIVITIES
1) Complete com am, is ou are.
a. Kate is cooking a turkey for dinner. (Kate está cozinhando um perú para o jantar).
b. My mother ___________ setting (arrumando) the table (a mesa).
c. John ___________ making (fazendo) coffee.
d. The boys ___________ not watching (assistindo) TV.
e. It ________ snowing (nevando) outside (lá fora).
f. The baby __________ laughing (gargalhando).
g. The babies _________ drinking (tomando) milk (leite).
h. The dog __________ barking (latindo).
i. The children (as crianças) ________ eating(comendo) candy (balas).
j. They ___________ celebrating (comemorando) Easter (Páscoa).
k. I __________ not cooking (cozinhando).
l. Mary _________ not sleeping (dormindo)
2) Preencha com o gerúndio dos verbos que estão entre parênteses. Não se esqueçam que preciso ter dois verbos, o verbo auxiliar (am,is,are) + verbo principal terminado em “ing”.
a. My sister and I are doing (do = fazer) our homework now.
b. My friends ________________________ (travel= viajar) around (ao redor) the world (do mundo).
c. The cat ________________________________ (sleep = dormir) in the garden (jardim).
d. The children ___________________________ (watch = assistir) TV in their bedrooms (quartos).
e. Father (papai) ____________________________ (work = trabalhar) in the garden at this moment.
f. Lucy ________________________________ (wash = lavar) the dishes (as louças).
g. The boy _____________________________ (do = fazer) his exercises correctly (corretamente).
h. The women (As mulheres) ________________________ (wear = vestir) black clothes (roupas).
i. They ____________________________ (talk = conversar)) to the President.
j. The cats ______________________________ (play = brincar) now (agora).
k. I ........................................................._ (study = estudar) English now.
Good Luck! Be home!

Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br
Aula não presencial - Semana 09
Aula 07- Artes

ASSUNTO: Slogan / logotipo
Olá pessoal! Esta semana a atividade será relacionada à algum produto criado por você. Pense que está fabricando algo novo (alimento, higiene, limpeza, vestuário, eletro...) abrindo algum comércio, escolha o nome da marca do seu produto e crie um slogan de propaganda para o seu negócio. Você poderá pesquisar e procurar ideias na internet, mas seu produto precisa ser algo que não existe. Algo imaginado por você. É necessário que tenha uma frase e imagens. Seja criativo, você precisa convencer as pessoas da boa qualidade do produto que está oferecendo. Desenhe em folha de ofício, não será necessário fazer margem. Se você preferir poderá usar computador ou celular e criar seu slogan digitalizado. Após terminar seu slogan, fotografe ou salve e entregue através do Google Sala de Aula.
Bom trabalho e fique bem!
Aula não presencial - Semana 09
Aula 06- Português

PRODUÇÃO TEXTUAL
Queridos alunos! Espero que vocês estejam bem , saudáveis e que ainda estejam se cuidando. Vamos torcer para que isso tudo passe logo e possamos voltar para a normalidade. Estou com muita saudade de todos. Semana passada lemos o texto ¨O QUE POSSO FAZER PARA EVITAR A DENGUE?¨ e respondemos umas perguntas sobre o mesmo. Esta semana quero que façam o seguinte: Escrevam UM TEXTO respondendo esta pergunta e argumentando o porquê é tão importante ter cuidado com esta doença. O que ela pode causar na pessoa...
OBS: Fazer no google classroom, ou enviar para o e-mail: maria.brischke@edu.doisirmaos.rs.gov.br
Aula não presencial - Semana 09
Aula 05- História

Atividade persiste em agora demonstrar a família se você aprendeu algo sobre a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL. Vou enviar um QUIZZ SOBRE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, onde um membro da sua família fará as perguntas se você aprendeu algo sobre o assunto. O pai, mãe, irmãos, ou com alguém que você mora faz as perguntas. Ele lê as opções de resposta e você diz. Anota quantos acertos teve e no final me envia o resultado, mas precisa ser sincero quantos acertou. Enviar o resultado no CLASSROOM.

Aula não presencial - Semana 09
Aula 04- Geografia

Complementação do assunto da semana passada:
AMÉRICA LATINA E AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
Ler o texto abaixo e na sequência copiar e responder as questões no caderno ou Classrom. A partir do século XVI e ao longo dos séculos seguintes, a população nativa do continente americano miscigenou-se com europeus, com habitantes da África trazidos à força para trabalhar como escravos nas possessões coloniais e com imigrantes de diversas partes do mundo, com destaque para Europa e Ásia. Esse grupo de pessoas construiu diversas sociedades, com costumes e identidades próprias, de norte a sul do continente. No entanto, independentemente das diferenças entre essas sociedades, elas podem ser agrupadas em dois grandes conjuntos, segundo a origem dos .colonizadores, a cultura e o desenvolvimento econômico dos países: América Latina e América Anglo-Saxônica.

América Latina:
Sob o nome de América Latina, foram inicialmente agrupadas as sociedades cuja língua dominante originou-se do latim (línguas neolatinas), como o português e o espanhol, falados pelos principais povos que colonizaram a América continental. No entanto, o termo “América Latina” refere-se também a países onde se fala inglês, como a Jamaica, ou holandês, como o Suriname. Isso acontece porque o critério de regionalização passou a considerar outros aspectos, como a predominância da religião católica e as condições socioeconômicas da população, com muitos de seus habitantes vivendo abaixo da linha de pobreza. Os integrantes da América Latina pertencem aos grupos de países pobres e de economia emergente. Caracterizados pelo baixo nível de desenvolvimento econômico, muitos deles produzem e exportam matérias-primas agropecuárias ou minerais para os países ricos e importam tecnologia e produtos industrializados. Apesar disso, alguns países latino-americanos, como o Brasil, a Argentina e o México, têm importantes parques industriais e economia diversificada.

América Anglo-Saxônica:
A América Anglo-Saxônica é formada pelos Estados Unidos e pelo Canadá, os dois países mais desenvolvidos se considerarmos os aspectos econômicos e os indicadores sociais do continente. O termo “América Anglo-Saxônica” se deve ao fato de esses países terem sido colonizados principalmente pelo Reino Unido, embora também tenham recebido influência de outros povos europeus. A porção leste do território do Canadá, região da atual província de Quebec, foi colonizada pela França e ainda hoje guarda traços dessa cultura, estabelecendo o francês como língua oficial. Por isso pleiteia sua separação do Canadá e a criação de um Estado independente. Nos Estados Unidos, grandes áreas foram colonizadas por povos latinos, como a Louisiana, fundada pelos franceses, e o Novo México, o Arizona e a Califórnia, pelos espanhóis.

AMÉRICA – ECONOMIA> A economia americana é marcada pela diversidade e por enormes diferenças, com países pautados na agropecuária e outros que ocupam a ponta do desenvolvimento tecnológico e industrial. Agropecuária - A produção agropecuária é bastante diversificada no continente americano, variando muito de um país para outro.
América Anglo-Saxônica - Na América Anglo-Saxônica, a agricultura se caracteriza por ser uma das mais desenvolvidas do mundo, empregando técnicas modernas como a seleção de sementes, o uso intensivo de fertilizantes para corrigir os solos e de agrotóxicos para combater as doenças. O alto grau de mecanização contribui para reduzir o número de trabalhadores rurais, mas favorece a produtividade, como acontece nos chamados belts ou cinturões agrícolas dos Estados Unidos. Entre os principais belts destacam-se o wheat belt (trigo), o corn belt (milho) e o cotton belt (algodão). Tais fatores tornam os países da América Anglo-Saxônica grandes produtores agrícolas, principalmente de trigo, soja, centeio e cevada, com produção voltada para o mercado interno. A pecuária também adota tecnologia avançada, como inseminação artificial e modificação genética, técnicas que aumentam a produtividade. 
América Latina - Em vários países da América Latina, grande parte da produção agropecuária está voltada para a exportação, sendo praticada em extensas propriedades monocultoras. Essa estrutura produtora é herança dos tempos coloniais, das plantations, grandes áreas monocultoras de produtos tropicais (açúcar, banana) voltados para a exportação, que eram cultivados por mão de obra escrava. Muitos países, como Colômbia, Paraguai, Cuba, Guatemala, continuam com suas economias dependentes da exportação de produtos agropecuários, principalmente café, cacau, cana-de-açúcar e banana. Em geral, empregam técnicas rudimentares na produção agropecuária, o que resulta em baixa produtividade. Seus investimentos em mecanização, fertilização, drenagem e recuperação de solos são escassos ou inexistentes. Em contrapartida, países como Brasil, Argentina, México e Chile apresentam regiões onde a produção agropecuária emprega máquinas e tecnologia, o que os leva a obter alta produtividade.
Recursos naturais - O território americano é rico em recursos naturais que são explorados de várias maneiras: a formação geológica do continente propicia a exploração de recursos minerais; a presença de dois oceanos, que banham as costas leste e oeste do continente, favorece a atividade pesqueira; a existência de uma extensa rede hidrográfica facilita a obtenção de energia elétrica; os diversos tipos de clima, as variadas formas de relevo e os diferentes tipos de solo contribuem para a prática da agropecuária. A biodiversidade das florestas da América também é aproveitada no desenvolvimento de produtos nas indústrias, como a de medicamentos e cosméticos.

Exploração dos recursos minerais :
Na América Anglo-Saxônica, a presença de grandes jazidas minerais, principalmente de petróleo, carvão, ferro, urânio e gás natural, associada à disponibilidade de capitais, possibilitou o desenvolvimento de uma grande e diversificada quantidade de indústrias. Estados Unidos e Canadá empregam modernas técnicas para a extração de minerais. Nesses países, as leis ambientais controlam a produção das empresas por meio de fiscalização rigorosa e aplicação de pesadas multas aos infratores de leis ambientais. Para evitar esse tipo de fiscalização e obter mais lucro, várias empresas mineradoras da América Anglo Saxônica migraram para a América Latina, onde encontram grande quantidade de recursos naturais, poucas leis contra a exploração predatória e mão de obra barata. A economia de muitos países latino-americanos — como a Bolívia, a Jamaica, o Equador e a Venezuela — depende da extração e da exportação de minerais. Porém, apesar de possuir muitas jazidas em seu território, a maior parte desses países não tem tecnologia para pesquisa, extração e beneficiamento, de forma que seus recursos minerais são extraídos por empresas transnacionais.

ATIVIDADES:
1-Qual a diferença entre América Latina e América Anglo Saxônica?
2- Quais são as maiores diferenças na economia nas AMÉRICAS?
3- Como é a agricultura no ESTADOS UNIDOS?
4- Explique como é a agricultura nos países latinos?
5- Como ocorre a exploração de recursos minerais nas duas Américas?