terça-feira, 14 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 09
Aula 08- Inglês

Hello group? How are you? Hoje vamos começar com o gerúndio. Para isso, vamos começar com um texto pequeno.


WHAT ARE THEY DOING? (O QUE ELES ESTÃO FAZENDO?)
Peter: What are they doing? (O que eles estão fazendo?)
Susan: They are playing soccer and (Eles estão jogando futebol) having fun. (divertindo-se)
Peter: They are very happy! (Eles estão muito felizes!
They are smiling! (Eles estão sorrindo!)

O Present Continuous (Gerúndio em português) é usado para expressar ações que estão acontecendo neste momento. É geralmente usado com advérbios de tempo: now (agora), at this moment (neste momento) at presente (no presente (momento)), etc.
Ex: They are playing soccer now. (Eles estão jogando futebol agora).
Em inglês o Present Continuous termina com o verbo em ‘-ing’. Já em português são os verbos que terminam em ‘ndo”, ex: caminhando, jogando, correndo, nadando, chorando, etc.
Para formar o Present Continuous (Gerúndio) utilizamos o presente do verbo to be (ser/estar) como verbo auxiliar junto com o gerúndio (-ing) do verbo principal.
Formação:Sujeito
Verbo auxiliar (to be)
Verbo principal no “ing”
Tradução
I am working
Eu estou trabalhando.
You are working
Você está trabalhando.
He is working
Ele está trabalhando.
She is
working
Ela está trabalhando.
It is working
Ele/ela está trabalhando.
We are working
Nós estamos trabalhando.
You are working
Vocês estão trabalhando.
They are working
Eles/elas estão trabalhando.
Ex: I am expecting a phone call. (Eu estou aguardando um telefonema)
He is studying now. (Ele está estudando agora).
Regras: Geralmente os verbos não sofrem modificações ao receber a “ing”. Porém, há exceções:
Se o verbo terminar em e, ele perde o “e” ao receber “ing”.
Ex: love – loving (amar/amando) - write – writing (escrever/escrevendo)
Se o verbo terminar em consoante/vogal/consoante, dobra-se a última consoante e acrescenta-se “ing” (quando a última sílaba for tônica).
Ex: cut – cutting (cortar/cortando) swim – swimming (nadir/nadando)
Se o verbo terminar em “ie”, troca-se o “ie” por “y” e acrescenta-se “ing”.
Ex: tie – tying (amarrar/amarrando) lie – lying (deitar/deitando)
ACTIVITIES
1) Complete com am, is ou are.
a. Kate is cooking a turkey for dinner. (Kate está cozinhando um perú para o jantar).
b. My mother ___________ setting (arrumando) the table (a mesa).
c. John ___________ making (fazendo) coffee.
d. The boys ___________ not watching (assistindo) TV.
e. It ________ snowing (nevando) outside (lá fora).
f. The baby __________ laughing (gargalhando).
g. The babies _________ drinking (tomando) milk (leite).
h. The dog __________ barking (latindo).
i. The children (as crianças) ________ eating(comendo) candy (balas).
j. They ___________ celebrating (comemorando) Easter (Páscoa).
k. I __________ not cooking (cozinhando).
l. Mary _________ not sleeping (dormindo)
2) Preencha com o gerúndio dos verbos que estão entre parênteses. Não se esqueçam que preciso ter dois verbos, o verbo auxiliar (am,is,are) + verbo principal terminado em “ing”.
a. My sister and I are doing (do = fazer) our homework now.
b. My friends ________________________ (travel= viajar) around (ao redor) the world (do mundo).
c. The cat ________________________________ (sleep = dormir) in the garden (jardim).
d. The children ___________________________ (watch = assistir) TV in their bedrooms (quartos).
e. Father (papai) ____________________________ (work = trabalhar) in the garden at this moment.
f. Lucy ________________________________ (wash = lavar) the dishes (as louças).
g. The boy _____________________________ (do = fazer) his exercises correctly (corretamente).
h. The women (As mulheres) ________________________ (wear = vestir) black clothes (roupas).
i. They ____________________________ (talk = conversar)) to the President.
j. The cats ______________________________ (play = brincar) now (agora).
k. I ........................................................._ (study = estudar) English now.
Good Luck! Be home!

Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário