Aula não presencial - Semana 10
Aula 08 - Geografia
Conforme o mapa da AMÉRICA:
Relevo, clima, hidrografia e vegetação interferem nas formas de ocupação e na distribuição da população no espaço – ao mesmo tempo que são profundamente transformados por elas. Na América, destacam-se quatro grandes formas de relevo, que se distinguem uma da outra pela altitude: as altas cordilheiras do oeste, as planícies e as depressões do centro e os planaltos e montanhas antigos desgastados do leste. O relevo e a hidrografia foram muito importantes no processo de ocupação do continente americano e na distribuição atual da população.
Costa leste - A costa do Atlântico, a leste do continente, é constituída por montanhas e planaltos muito antigos, bastante desgastados pelos agentes erosivos (ventos, chuvas etc.). Os principais planaltos são: Planalto Laurenciano, no Canadá; Montes Apalaches, nos Estados Unidos; Planalto das Guianas e Planalto Brasileiro, na América do Sul. A costa leste foi a primeira a ser ocupada e explorada pelos colonizadores europeus. Hoje, abriga grandes cidades e importantes áreas industriais, agrícolas e de exploração mineral, principalmente de minério de ferro e de carvão.
Planícies e depressões do centro - Na região central do continente, encontramos grandes planícies e depressões, como a Planície Central, na América do Norte; as planícies e depressões da Amazônia, a Planície do Pantanal e a Depressão do Chaco, na América do Sul. As planícies situadas no norte assumiram grande importância econômica. No Canadá, por exemplo, ocorre intensa concentração urbana e industrial. Já na América do Sul, as principais planícies centrais — Amazônica e Platina — são pouco povoadas e nelas destacam-se a pesca, o extrativismo e a pecuária.
Costa oeste - Na costa oeste do continente, banhada pelo Oceano Pacífico, predominam formações montanhosas jovens, ou seja, de idade geológica recente. Essas cadeias de montanhas estendem-se por cerca de 15.000 quilômetros, desde o Alasca até o extremo sul do Chile, recebendo diferentes denominações locais: Montanhas Rochosas, no Canadá e nos Estados Unidos; Serra Madre, no México; Cordilheira dos Andes, na América do Sul. Essas montanhas apresentam grandes altitudes, e as acentuadas declividades e o frio intenso inibem a ocupação humana. A população que ocupa a costa oeste está concentrada em áreas de altitudes inferiores, mas sujeita a vulcões ativos e terremotos. Essa região do continente localiza-se na área de choque de placas tectônicas. Tanto na costa do Atlântico quanto na costa do Pacífico existem as chamadas planícies litorâneas ou costeiras, formadas pela deposição de sedimentos marinhos e fluviais. Na costa oeste, elas são estreitas; já na costa leste, costumam ser mais amplas.
Hidrografia - Muitos rios americanos nascem nas áreas montanhosas do oeste e desembocam no litoral atlântico. Os cursos dos rios do continente americano podem ser agrupados segundo o trecho da costa onde desembocam: do Ártico, do Pacífico, do Golfo do México e do Atlântico. Podem-se observar conjuntos de bacias hidrográficas cujos rios correm para um mesmo trecho da costa litorânea — que pode ser um oceano ou um mar. Alguns dos principais cursos de água percorrem longos trechos do continente até sua foz, destacando-se o Rio Amazonas, cuja nascente se forma próximo à costa pacífica.
APÓS LER, DEVERÁ SER COPIADO OU IMPRIMIDO E COLADO NO CADERNO, A PARTE ESCRITA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário