quarta-feira, 3 de junho de 2020

Aula não presencial - Semana 03
Aula 05- História, Religião e Geografia

1) PROCURE AS SEGUINTES PALAVRAS NO CAÇA - PALAVRAS ABAIXO:
 América, Colonização, Caribe, América Latina, Anglo-Saxônica, Exploração, Ameríndios,   Portugueses, ingleses, Espanhóis.

A
N
G
L
O
I
S
A
X
O
N
I
C
A
T
Q
M
E
A
M
E
R
I
N
D
I
O
S
L
K
X
U
E
H
G
Y
T
S
A
W
R
S
U
B
V
A
B
V
R
A
T
N
E
F
A
J
H
U
Y
M
Z
A
C
Y
I
T
R
S
O
C
I
S
T
Y
O
O
N
B
A
W
C
I
E
Y
I
T
E
V
B
A
Q
A
F
R
T
U
A
U
Z
R
S
S
A
C
Ç
A
C
Ç
Y
T
E
R
G
S
E
X
E
V
G
A
Z
A
R
A
T
Y
B
U
L
M
N
L
H
J
Z
W
A
R
T
R
U
H
T
K
A
L
G
Ç
E
I
C
X
A
F
R
O
N
R
B
E
T
N
I
M
N
K
J
L
A
T
R
L
O
Y
U
P
I
O
Ç
O
Z
A
V
R
T
U
I
P
M
N
L
O
N
I
L
Q
A
G
T
R
Y
U
B
X
K
Ç
L
A
A
O
C
S
I
O
H
N
A
P
S
E
B
I
R
A
C


1)      Atividade Proposta: Audição e Interpretação da Música “Mais Uma Vez”.

“MAIS UMA VEZ”
Compositor: Renato Russo/Flávio Venturini
Banda: Legião Urbana

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem

Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente

Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar

Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...


Questões
1.Após ouvir, analisar e interpretar a letra da canção responda: a temática é  positiva ou negativa. Em seguida, explique por quê?
2.“Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém... quem acredita sempre alcança!” Qual a sua interpretação desse trecho do texto? Explique.
3. “Se você quiser alguém em quem confiar. Confie em si mesmo…” Após fazer a leitura desse verso, a que conclusão você chega?
4. “Mas é claro que o sol vai voltar amanhã…” “Espera que o sol já vem…” O que o sol representa nesses versos? Explique.
5.Observe o título da canção: “ Mais uma vez”. Se você pudesse voltar ao passado, o que gostaria de fazer mais uma vez? Comente.
6.É possível fazer uma reflexão com a leitura da canção. Você concorda com as afirmações feitas? Qual afirmação você concorda plenamente? Qual afirmação você discorda?
7.A música tem a estrutura de um poema. Ela é escrita de forma disponibilizada no meio da folha, possui rimas (geralmente), possui versos e estrofes. Quantos versos tem na letra da música?
8.Retire dois pares de rimas da canção.
9.Há estrofes na música? Quantas?
10.Será que  “Quem acredita sempre alcança”? Comente?

terça-feira, 2 de junho de 2020


Aula não presencial - Semana 03

Aula 04- Ciências


Assistir ao vídeo sobre o COVID-19 no link




Eu na quarentena

Como está sendo sua quarentena? Conta pra mim preenchendo o formulário abaixo. As respostas dadas serão usadas para fazer uma análise de alguns comportamentos e riscos relacionados ao COVID-19. Fique tranquilo, seu nome não será divulgado. Se quiser, peça ajuda aos pais na hora de responder.
Responder à caneta.
Devolver a pesquisa a seguir até o dia 10 de junho, na secretaria da escola.

1. Nome:
2. Idade:
3. Quantas pessoas moram na mesma casa que você?
4. Entre as pessoas que moram com você, alguma faz parte de algum grupo de risco do COVID-19? Se sim, qual grupo de risco?
5. Entre as pessoas que moram com você, quantas receberam a vacina contra a gripe nesse ano (2020)?
6. Quantas pessoas da sua casa saem e voltam para casa diariamente (para trabalhar ou ir ao mercado, por exemplo)?
7. Em média, quantas vezes por semana, alguém da sua família vai ao mercado?
8. Quantas máscaras de proteção há na sua casa?
9. A máscara é usada: em casa? na rua? no trabalho? nos estabelecimentos comerciais?
10. Sobre a higienização das mãos, você diria que na sua família ela acontece:
a) de forma frequente, por todas as pessoas da família 
b) de forma frequente, por algumas pessoas da família 
c) raramente, ou seja, não é um hábito comum 
11. Sobre a sua alimentação durante a quarentena, você considera que ela está sendo: a)     uma alimentação saudável
b) uma alimentação relativamente saudável, porém com grande consumo de doces e carboidratos 
c) uma alimentação pouco saudável
12. Em relação às atividades físicas durante a quarentena, qual é a frequência que você as pratica? Considere um tempo mínimo de 40 minutos de atividade.
13. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para dormir?
14. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para assistir TV/séries?
15. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para mexer no celular (redes sociais, jogos...)?
16. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para realizar atividades domésticas?
17. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para estudar/ler?

Aula não presencial - Semana 03

Aula 03- Alemão



Woche von 01.06.2020 bis 05.06.2020
Lehrerin:  Frau Wiest

    Hallo, lieber Schüler/ liebe Schülerin! Wie geht es dir? Ich hoffe geht es dir und deiner Familie gut.

     Vamos voltar um pouco no tempo e relembrar nossos últimos momentos em sala de aula? O que estávamos estudando mesmo? Difícil lembrar, né? Faz tempo. Bom seria poder voltar no tempo, quando nem sabíamos o que era uma pandemia ou isolamento social.
   Mas com fé e esperança vamos conseguir superar tudo o que estamos passando. Tudo passará!. E temos que seguir! Para isso, busque o seu livro de alemão, ou caderno para quem não o tem,  pois seguiremos dali, contemplando os objetos de conhecimento necessários para o corrente ano de estudo.

COMBINADO ~ Entregar o “Schutzschild” (escudo protetor) confeccionado na primeira semana e a pesquisa sobre invenções genuinamente alemãs, cuja proposta foi lançada na segunda semana, tudo junto no nosso retorno às aulas presenciais, o que lhes atribuirá outra nota.


As atividades a seguir são extraídas do nosso livro, referência para você escrever no caderno facilitar sua organização.

 Buch: Wie geht’s  Band 2 - Seite 44
(Livro pág. 44 – onde paramos na última aula, vamos revisar?)

Der Imperativ

Assim como na nossa língua materna, o modo imperativo é o modo verbal para dar uma ordem, um conselho, fazer um pedido ou um convite. O imperativo da 2ª pessoa do singular forma-se a partir da segunda pessoa do singular do presente, eliminando-se o st final e o pronome pessoal du.

Du kommst na die Tafel. (no presente)
Du  kommst na die Tafel.
Komm an die Tafel!  (Venha no quadro!)


Exceções:
Quando a raiz do verbo termina em s ou z (lesen), elimina-se a terminação “t”.
Du liest den Text.
Du liest den Text.
Lies den Text!

1. Was sagen die Lehrer im Unterricht?
Verbinde.

a. Lies bitte.                               (     ) Escute por favor!
b. Schreib die Übung ins Heft!  (     ) Pergunte a tua colega!
c. Antworte bitte!                       (     ) Leia por favor!
d. Frag deine Mitschülerin!       (     )Escreva o exercício no caderno!
e. Hör bitte zu!                           (     ) Responda por favor!


2. Ergänze den Imperativ.
(Übung 3 - Seite 44 / Faça no seu livro e envie uma foto)




1. Com a vivência dessa Pandemia, escutamos muitas recomendações para que possamos evitar o contágio e para garantirmos nossa saúde emocional. E neste caso também se utiliza o modo verbal IMPERATIV.

Pense em alguém que você ama muito. Elabore 3 conselhos para ela em alemão, aplicando esse novo conhecimento. Não esqueça de conjugar o verbo em 2ª pessoa e eliminar o pronome “du” e final “st”.

          bleiben = ficar / du bleibst / Bleib zu Hause!

2. Escolha um desses conselhos e crie um cartazete em uma folha A4 ou outro material. Anexe a foto do trabalho junto à entrega dessa tarefa.
VIel Erfolg!
                              Frau WIest

28.05.2020
Aula não presencial - Semana 03
Aula 02- Arte

Semanas: 01 a 05/06   e   08 a 12/06

Estimados alunos, estamos entrando na Semana do Meio Ambiente, momento de refletirmos sobre nossas atitudes e cuidados com o nosso ambiente e consequentemente com nosso planeta, e preservarmos ao máximo as boas condições do ambiente em que vivemos. O reaproveitamento, e a separação dos resíduos recicláveis dos orgânicos é uma importante participação neste processo de preservação do Meio Ambiente. Por esse motivo nesta semana vamos utilizar material de sucata recicláveis para a realização do nosso trabalho. Segue a atividade que proponho:

* Separe diversos materiais de sucata (jornal, caixas, rolinhos, tampas, linhas, retalhos de papel e tecido, sacolinha plástica...)
* Imagine e crie um personagem com o material de sucata tendo como ideia principal as característica da imagem do vírus da COVID19, que deve ser parte do corpo do seu personagem, (cabeça, tronco, ou se repetirem formando os membros). Seja criativo!
* O terceiro passo será escolher um nome muito criativo para o seu personagem.
* Pronto!! Agora é só fotografar sua criação, identificando-o com o nome que você escolheu. Envie a foto como entrega do seu trabalho.
Aula não presencial - Semana 03
Aula 01- Educação Física



Nos dias 01/06 até 05/06 Dois Irmãos está realizando a semana do meio ambiente com o tema "Vida, em constante adaptação". Pensando nisso, hoje em nossa aula de educação física quero fazer um desafio a todos vocês: utilizando materiais recicláveis (papel, jornal, revista, papelão, fitas e etc...) confeccione uma bola de qualquer esporte e convide sua família a participar de um jogo. 

Bom jogo a todos!