terça-feira, 2 de junho de 2020


Aula não presencial - Semana 03

Aula 04- Ciências


Assistir ao vídeo sobre o COVID-19 no link




Eu na quarentena

Como está sendo sua quarentena? Conta pra mim preenchendo o formulário abaixo. As respostas dadas serão usadas para fazer uma análise de alguns comportamentos e riscos relacionados ao COVID-19. Fique tranquilo, seu nome não será divulgado. Se quiser, peça ajuda aos pais na hora de responder.
Responder à caneta.
Devolver a pesquisa a seguir até o dia 10 de junho, na secretaria da escola.

1. Nome:
2. Idade:
3. Quantas pessoas moram na mesma casa que você?
4. Entre as pessoas que moram com você, alguma faz parte de algum grupo de risco do COVID-19? Se sim, qual grupo de risco?
5. Entre as pessoas que moram com você, quantas receberam a vacina contra a gripe nesse ano (2020)?
6. Quantas pessoas da sua casa saem e voltam para casa diariamente (para trabalhar ou ir ao mercado, por exemplo)?
7. Em média, quantas vezes por semana, alguém da sua família vai ao mercado?
8. Quantas máscaras de proteção há na sua casa?
9. A máscara é usada: em casa? na rua? no trabalho? nos estabelecimentos comerciais?
10. Sobre a higienização das mãos, você diria que na sua família ela acontece:
a) de forma frequente, por todas as pessoas da família 
b) de forma frequente, por algumas pessoas da família 
c) raramente, ou seja, não é um hábito comum 
11. Sobre a sua alimentação durante a quarentena, você considera que ela está sendo: a)     uma alimentação saudável
b) uma alimentação relativamente saudável, porém com grande consumo de doces e carboidratos 
c) uma alimentação pouco saudável
12. Em relação às atividades físicas durante a quarentena, qual é a frequência que você as pratica? Considere um tempo mínimo de 40 minutos de atividade.
13. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para dormir?
14. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para assistir TV/séries?
15. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para mexer no celular (redes sociais, jogos...)?
16. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para realizar atividades domésticas?
17. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para estudar/ler?

Aula não presencial - Semana 03

Aula 03- Alemão



Woche von 01.06.2020 bis 05.06.2020
Lehrerin:  Frau Wiest

    Hallo, lieber Schüler/ liebe Schülerin! Wie geht es dir? Ich hoffe geht es dir und deiner Familie gut.

     Vamos voltar um pouco no tempo e relembrar nossos últimos momentos em sala de aula? O que estávamos estudando mesmo? Difícil lembrar, né? Faz tempo. Bom seria poder voltar no tempo, quando nem sabíamos o que era uma pandemia ou isolamento social.
   Mas com fé e esperança vamos conseguir superar tudo o que estamos passando. Tudo passará!. E temos que seguir! Para isso, busque o seu livro de alemão, ou caderno para quem não o tem,  pois seguiremos dali, contemplando os objetos de conhecimento necessários para o corrente ano de estudo.

COMBINADO ~ Entregar o “Schutzschild” (escudo protetor) confeccionado na primeira semana e a pesquisa sobre invenções genuinamente alemãs, cuja proposta foi lançada na segunda semana, tudo junto no nosso retorno às aulas presenciais, o que lhes atribuirá outra nota.


As atividades a seguir são extraídas do nosso livro, referência para você escrever no caderno facilitar sua organização.

 Buch: Wie geht’s  Band 2 - Seite 44
(Livro pág. 44 – onde paramos na última aula, vamos revisar?)

Der Imperativ

Assim como na nossa língua materna, o modo imperativo é o modo verbal para dar uma ordem, um conselho, fazer um pedido ou um convite. O imperativo da 2ª pessoa do singular forma-se a partir da segunda pessoa do singular do presente, eliminando-se o st final e o pronome pessoal du.

Du kommst na die Tafel. (no presente)
Du  kommst na die Tafel.
Komm an die Tafel!  (Venha no quadro!)


Exceções:
Quando a raiz do verbo termina em s ou z (lesen), elimina-se a terminação “t”.
Du liest den Text.
Du liest den Text.
Lies den Text!

1. Was sagen die Lehrer im Unterricht?
Verbinde.

a. Lies bitte.                               (     ) Escute por favor!
b. Schreib die Übung ins Heft!  (     ) Pergunte a tua colega!
c. Antworte bitte!                       (     ) Leia por favor!
d. Frag deine Mitschülerin!       (     )Escreva o exercício no caderno!
e. Hör bitte zu!                           (     ) Responda por favor!


2. Ergänze den Imperativ.
(Übung 3 - Seite 44 / Faça no seu livro e envie uma foto)




1. Com a vivência dessa Pandemia, escutamos muitas recomendações para que possamos evitar o contágio e para garantirmos nossa saúde emocional. E neste caso também se utiliza o modo verbal IMPERATIV.

Pense em alguém que você ama muito. Elabore 3 conselhos para ela em alemão, aplicando esse novo conhecimento. Não esqueça de conjugar o verbo em 2ª pessoa e eliminar o pronome “du” e final “st”.

          bleiben = ficar / du bleibst / Bleib zu Hause!

2. Escolha um desses conselhos e crie um cartazete em uma folha A4 ou outro material. Anexe a foto do trabalho junto à entrega dessa tarefa.
VIel Erfolg!
                              Frau WIest

28.05.2020
Aula não presencial - Semana 03
Aula 02- Arte

Semanas: 01 a 05/06   e   08 a 12/06

Estimados alunos, estamos entrando na Semana do Meio Ambiente, momento de refletirmos sobre nossas atitudes e cuidados com o nosso ambiente e consequentemente com nosso planeta, e preservarmos ao máximo as boas condições do ambiente em que vivemos. O reaproveitamento, e a separação dos resíduos recicláveis dos orgânicos é uma importante participação neste processo de preservação do Meio Ambiente. Por esse motivo nesta semana vamos utilizar material de sucata recicláveis para a realização do nosso trabalho. Segue a atividade que proponho:

* Separe diversos materiais de sucata (jornal, caixas, rolinhos, tampas, linhas, retalhos de papel e tecido, sacolinha plástica...)
* Imagine e crie um personagem com o material de sucata tendo como ideia principal as característica da imagem do vírus da COVID19, que deve ser parte do corpo do seu personagem, (cabeça, tronco, ou se repetirem formando os membros). Seja criativo!
* O terceiro passo será escolher um nome muito criativo para o seu personagem.
* Pronto!! Agora é só fotografar sua criação, identificando-o com o nome que você escolheu. Envie a foto como entrega do seu trabalho.
Aula não presencial - Semana 03
Aula 01- Educação Física



Nos dias 01/06 até 05/06 Dois Irmãos está realizando a semana do meio ambiente com o tema "Vida, em constante adaptação". Pensando nisso, hoje em nossa aula de educação física quero fazer um desafio a todos vocês: utilizando materiais recicláveis (papel, jornal, revista, papelão, fitas e etc...) confeccione uma bola de qualquer esporte e convide sua família a participar de um jogo. 

Bom jogo a todos!

terça-feira, 26 de maio de 2020

Aula não presencial - Semana 02
Aula 07- Educação Física

Olá alunos! Pensando em todas atividades de educação física ao longo dos anos escolares que você realizou, esportes, brincadeiras, jogos e exercícios em geral. Faça uma lista do que você pode adaptar em sua casa e colocar em prática usando os materiais que você tem e adaptados. Uma dica! Vá tentando e logo após registre se deu certo e se possível me mande esse registro em vídeo ou relato escrito.

Professor Gerson

Aula não presencial - Semana 02
Aula 06- Inglês


Olá meus queridos afiliados! Tudo bem com vocês? Saudades de todos vocês! Na nossa última aula, fizemos uma avaliação sobre o comparativo. Estão lembrados? Em geral, a turma foi muito bem. Congrats!
Mas, preciso revisar o conteúdo antes de seguirmos adiante. Então vamos lá. Estão lembrados desta tabela dos comparativos.



Regras
Acrescento
Adjetivo
Comparativo
1)Maioria dos adjetivos com uma sílaba

+ er

Cold(frio)

Colder (mais frio)
2)Uma sílaba terminando em ‘e

+ r

Late  (tarde)

Later (mais tarde)
3)Adjetivos com uma ou duas sílabas terminando em ‘y

- y +  ier

Happy (feliz)

Happier (mais feliz)
4)Uma sílaba terminando em ‘cvc

dobra a última consoante + er

Fat (gordo)

Fatter (mais gordo)
5)Adjetivos com duas ou mais sílabas (palavras grandes)

More (mais)
Less (menos)

Beautiful (bonito/a)

more beautiful (mais bonito/a)
less beautiful (menos bonito/a)
6) Irregulares
(não tem regras)

Good (bom)
Bad(ruim)
Far (longe)
Little (pouco)
Better (melhor)
Worse (pior)
farther/further (mais longe)
less (menos)


Vamos aos exemplos:

a.       Susan is more tired than Suelen. (tired).-  Susan está mais cansada que Suelen.

 (Usei more porque usei a regra 5. O adjetivo TI-RED tem duas sílabas. E quando tem duas ou 
mais sílabas acrescento a palavra more na frente e o adjetivo não muda).
b.      Paul is lazier than Peter. (lazy). – Paulo é mais preguiçoso que Peter.
(Usei a regra 3 porque o adjetivo LA-ZY tem 2 sílabas e termina em ‘Y’. Tirei o ‘Y’ e acrescentei ‘IER’ na palavra).
c.       I am better than my brother at Portuguese. (good) Sou melhor que meu irmão em Português.
(Usei a regra 6 porque o good é um adjetivo irregular. Quando uso ele para comparar ele fica better.
d.      Porto Alegre is bigger than Dois Irmãos. (big) - Porto Alegre é maior que Dois Irmãos.
(Usei a regra 4, porque BIG tem uma sílaba e termina em CVC (consoante-vogal-consoante) e acrescento ‘ER’ = BIGGER).
e.       Paula leaves nearer from school than me. (near) –Paula mora mais perto da escola da que eu.
(Usei a regra 1 porque near tem uma só sílaba e só preciso acrescentar ER = NEARER)
f.       My sister is nicer than my brother. (nice) – Minha irmã é mais legal que meu irmão.
(Usei a regra 2 porque todo o adjetivo que tiver uma sílaba e terminar em ‘e’ eu só acrescento ‘R’ – NICER).
Lembrando que quando a palavra terminar em ‘e’ e preceder uma consoante, eu não pronuncio o e. A pronuncia ficaria assim ‘naic’

Revisto as regras, vamos fazer alguns exercícios.  Quando você tiver dúvidas, leia e releia as regras. Confiem em vocês. A prova de vocês teve ótimos resultados.


1)      Complete as frases com o adjetivo que está entre parênteses.

1-      Winter is  colder   than spring (COLD)                                                        cold=frio
2-      Girls are ____________________ than  boys ( QUIET)                             quiet = quietos
3-      My garden is __________________ than a park (SMALL)                        small = pequeno
4-      Rugby is __________________________ than football ( DANGEROUS)  dangerous = perigoso.
5-      A sofa is __________________________than a chair (CONFORTABLE)  comfortable = confortável
6-      My father is ______________________ than  my brother  (STRONG)        strong = forte
7-      English is ________________________than  math (EASY)                         easy =fácil
8-      A month is ___________________than a week  (LONG)                             long = longo
9-      A plane is ______________________than  a car (FAST)                              fast = rápido
10-  A car is ________________________than a bike ( EXPENSIVE)                expensive = barato
11-  He paints ______________________ than me. (GOOD)                               good = bom
12-  An elephant is __________________ than a mouse. (BIG)                            big = grande
13-  This film is ____________________ than the other. (FUNNY)                     funny = engraçado
English is _____________________ than Japonese. (EASY)                         easy = fácil 

2)      Escreva a forma comparativa dos adjetivos abaixo. Preste atenção porque alguns são irregulares.

          Adjetivo
             Comparativo
    a)     Good (bom)
Better (melhor)
    b)   Fair (justo)

    c)    Bad (ruim)

    d)   Dark (escuro)

    e)   Hot (quente)

    f)    Clear (claro)

    g)   Expensive (barato)

    h)   Boring (chato)

    i)     Far (longe)

    j)    Healthy (saudável)

    k)   Cheap (barato)

    l)     Pretty (linda)

    m)  Tall (alto)






Aula não presencial - Semana 02
Aula 05- Português


EMPATIA
   
    Muito tem se ouvido esta palavra nos últimos dois meses. Mas o que vem a ser empatia?  Procurem o significado desta palavra, escrevam o significado no caderno ou no grupo da turma, depois façam um acróstico com a palavra e enviem uma foto da atividade realizada.

                   E
                   M
                   P
                   A
                   T
                    I
                   A

   As palavras formadas precisam ter alguma coisa relacionada com a situação que estamos vivendo.
    Abraço, profe. Maria

Aula não presencial - Semana 02
Aula 05- Arte

Tema: Solidariedade/água

A música é uma forma de expressão da arte e nos auxilia neste momento de incertezas no sentido de nos sentirmos mais tranquilos e alegres. Traz momentos de relaxamento e introspecção, dando a nossa imaginação diversas possibilidades de explorá-la.
Nosso objeto de estudo para hoje é a música do cantor Guilherme Arantes, PLANETA ÁGUA
·      A primeira tarefa será que vocês ouçam mais uma vez a música, já trabalhada no Ensino Religioso, com bastante atenção, e imaginem os lugares que a música cita e descreve em sua letra, assim poderão perceber mais detalhes que ajudarão na realização da próxima atividade.
·       Reflexão: A música nos leva a refletir o quanto a água é importante na vida do planeta e a responsabilidade que temos em preservar este bem tão precioso para todas as formas de vida. No momento em que fizemos a nossa parte no uso racional e nos conscientizamos para não poluirmos, estamos sendo solidários com as condições de vida de todos os seres vivos. Pense nisso!
·       Tenho certeza que todos imaginaram lugares lindos e cheios de vida enquanto ouviam a música. Agora chegou a hora de colocar estas imagens no papel em forma de desenho. Sejam bastante detalhistas no desenho, usem e abusem do colorido. Façam uma margem de 2cm. Bom trabalho. Capricho é importante!

PLANETA ÁGUA  -  Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água