quarta-feira, 3 de junho de 2020

Aula não presencial - Semana 03

Aula 07- Português

Ficha de leitura


     Oi, alunos e alunas! Mais uma semana se passou sem a gente poder se encontrar, mas não tem o que fazer, então vou enviar uma atividades que precisa ser entregue no retorno das aulas, numa folha da escola.
      Sei que todos retiraram um livro da biblioteca antes da pandemia começar e acredito que já o tenham lido. Caso não o tenham feito procurem ler um outro livro de literatura para realizar a ficha de leitura. Na mesma precisa constar:

     Nome da obra/ livro:
     Nome do autor/a:
     Personagens principais e suas características:
     Lugar/es onde aconteceu a história:
                  Resumo da história:




Aula não presencial - Semana 03
Aula 06- Matemática

Oi Pessoal! Saudade!! Vamos lá pra mais algumas atividades! Essa semana quero desafiar vocês. Vamos colocar a cabecinha pra funcionar? Pra começar estou mandando esses 2 desafios. Aguardo resposta! Beijo grande!

Vídeo para a Progressão:




1) No diagrama abaixo, os números indicados ao lado de cada linha e abaixo de cada coluna indicam a SOMA dos respectivos elementos. Sendo assim, qual o número representado pelo ponto de interrogação? Explique sua resposta.




2) Na multiplicação a seguir, as letras diferentes representam algarismos diferentes.

                               


    Qual é o algarismo D?


Aula não presencial - Semana 03
Aula 05- História, Religião e Geografia

1) PROCURE AS SEGUINTES PALAVRAS NO CAÇA - PALAVRAS ABAIXO:
 América, Colonização, Caribe, América Latina, Anglo-Saxônica, Exploração, Ameríndios,   Portugueses, ingleses, Espanhóis.

A
N
G
L
O
I
S
A
X
O
N
I
C
A
T
Q
M
E
A
M
E
R
I
N
D
I
O
S
L
K
X
U
E
H
G
Y
T
S
A
W
R
S
U
B
V
A
B
V
R
A
T
N
E
F
A
J
H
U
Y
M
Z
A
C
Y
I
T
R
S
O
C
I
S
T
Y
O
O
N
B
A
W
C
I
E
Y
I
T
E
V
B
A
Q
A
F
R
T
U
A
U
Z
R
S
S
A
C
Ç
A
C
Ç
Y
T
E
R
G
S
E
X
E
V
G
A
Z
A
R
A
T
Y
B
U
L
M
N
L
H
J
Z
W
A
R
T
R
U
H
T
K
A
L
G
Ç
E
I
C
X
A
F
R
O
N
R
B
E
T
N
I
M
N
K
J
L
A
T
R
L
O
Y
U
P
I
O
Ç
O
Z
A
V
R
T
U
I
P
M
N
L
O
N
I
L
Q
A
G
T
R
Y
U
B
X
K
Ç
L
A
A
O
C
S
I
O
H
N
A
P
S
E
B
I
R
A
C


1)      Atividade Proposta: Audição e Interpretação da Música “Mais Uma Vez”.

“MAIS UMA VEZ”
Compositor: Renato Russo/Flávio Venturini
Banda: Legião Urbana

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem

Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente

Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar

Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...
Quem acredita sempre alcança...


Questões
1.Após ouvir, analisar e interpretar a letra da canção responda: a temática é  positiva ou negativa. Em seguida, explique por quê?
2.“Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém... quem acredita sempre alcança!” Qual a sua interpretação desse trecho do texto? Explique.
3. “Se você quiser alguém em quem confiar. Confie em si mesmo…” Após fazer a leitura desse verso, a que conclusão você chega?
4. “Mas é claro que o sol vai voltar amanhã…” “Espera que o sol já vem…” O que o sol representa nesses versos? Explique.
5.Observe o título da canção: “ Mais uma vez”. Se você pudesse voltar ao passado, o que gostaria de fazer mais uma vez? Comente.
6.É possível fazer uma reflexão com a leitura da canção. Você concorda com as afirmações feitas? Qual afirmação você concorda plenamente? Qual afirmação você discorda?
7.A música tem a estrutura de um poema. Ela é escrita de forma disponibilizada no meio da folha, possui rimas (geralmente), possui versos e estrofes. Quantos versos tem na letra da música?
8.Retire dois pares de rimas da canção.
9.Há estrofes na música? Quantas?
10.Será que  “Quem acredita sempre alcança”? Comente?

terça-feira, 2 de junho de 2020


Aula não presencial - Semana 03

Aula 04- Ciências


Assistir ao vídeo sobre o COVID-19 no link




Eu na quarentena

Como está sendo sua quarentena? Conta pra mim preenchendo o formulário abaixo. As respostas dadas serão usadas para fazer uma análise de alguns comportamentos e riscos relacionados ao COVID-19. Fique tranquilo, seu nome não será divulgado. Se quiser, peça ajuda aos pais na hora de responder.
Responder à caneta.
Devolver a pesquisa a seguir até o dia 10 de junho, na secretaria da escola.

1. Nome:
2. Idade:
3. Quantas pessoas moram na mesma casa que você?
4. Entre as pessoas que moram com você, alguma faz parte de algum grupo de risco do COVID-19? Se sim, qual grupo de risco?
5. Entre as pessoas que moram com você, quantas receberam a vacina contra a gripe nesse ano (2020)?
6. Quantas pessoas da sua casa saem e voltam para casa diariamente (para trabalhar ou ir ao mercado, por exemplo)?
7. Em média, quantas vezes por semana, alguém da sua família vai ao mercado?
8. Quantas máscaras de proteção há na sua casa?
9. A máscara é usada: em casa? na rua? no trabalho? nos estabelecimentos comerciais?
10. Sobre a higienização das mãos, você diria que na sua família ela acontece:
a) de forma frequente, por todas as pessoas da família 
b) de forma frequente, por algumas pessoas da família 
c) raramente, ou seja, não é um hábito comum 
11. Sobre a sua alimentação durante a quarentena, você considera que ela está sendo: a)     uma alimentação saudável
b) uma alimentação relativamente saudável, porém com grande consumo de doces e carboidratos 
c) uma alimentação pouco saudável
12. Em relação às atividades físicas durante a quarentena, qual é a frequência que você as pratica? Considere um tempo mínimo de 40 minutos de atividade.
13. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para dormir?
14. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para assistir TV/séries?
15. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para mexer no celular (redes sociais, jogos...)?
16. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para realizar atividades domésticas?
17. Qual o tempo que você dedica, diariamente, para estudar/ler?