sábado, 1 de agosto de 2020

Aula não presencial - Semana 12
Aula 01 - Alemão

Woche von 03.08.2020 bis 07.08.2020
Lehrerin: Frau Wiest

Liebe Schüler / Querid@s alun@s! Como estão vocês?

Para acessar as atividades clique no link: Woche von 03.08.2020 bis 07.08.2020 Lehrerin: Frau Wiest Liebe Schüler / Querid@s alun@s! Como estão vocês?

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 11
Aula 09 - Ciências

Oie, tudo bem? Nessa semana, vocês devem:
→ assistir ao vídeo sobre Sistema Reprodutor Masculino:

→ responder às 5 perguntas a seguir e depois postar na plataforma.
1.Para que serve o sistema reprodutor masculino?
2.Dê os nomes das estruturas apontadas pelos números na figura a seguir:
3.Qual é o caminho dos espermatozoides, desde o local de sua produção até a sua eliminação?
4.Para que servem os líquidos contidos no esperma?
5.O que acontece com os tecidos do pênis durante uma excitação sexual? Para que isso se

domingo, 26 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 11
Aula 08 - Educação Física

Nesta semana vamos realizar uma leitura de um artigo, de preferência convide toda a família para participar da leitura. O objetivo dessa atividade é para vocês pensarem sobre o assunto, pois na próxima semana estarei encaminhando um trabalho relacionado. Boa leitura!

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE
A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.Desde a idade juvenil, considerando crianças de todas as faixas etárias até as pessoas da terceira idade, podem perceber a importância da atividade física para a saúde, uma vez que tornam-se evidentes a evolução nos estímulos corporais, qualidade da memória, principalmente no caso dos idosos, e funcionamento do organismo.

Em relação aos indivíduos que já alcançaram a terceira idade, por exemplo, é recomendável a atividade física para evitar ou retardar os casos de Alzheimer, que atingem boa parte da população a partir dos 65 anos. Por contribuir com a redução ou controle de peso e ajudar no equilíbrio das taxas de gordura na corrente sanguínea, a importância da atividade física para a saúde também se dá pelo auxílio na diminuição de ingestão de medicamentos que servem para problemas relacionados a diabetes tipo 2 (aquele que não tem relação com a produção de insulina), pressão alta e níveis de triglicerídeos.

A atividade física pode ser realizada em grupo ou individualmente. 
A importância da atividade física para a saúde e seus benefícios para o funcionamento do corpo: A importância da atividade física para a saúde se reflete em muitas vertentes na rotina dos praticantes. A mudança do estilo de vida sedentária para a prática de hábitos saudáveis é sentida tanto no emocional como fisicamente, e os benefícios são significativos. O tipo de esporte ou atividade pode variar e as vantagens ocorrem da mesma maneira. Seja através de exercícios em grupo ou atividades mais solitárias, como a musculação, por exemplo, cada pessoa deve optar pela atividade melhor adaptável à sua rotina e condicionamento do corpo.
Benefícios da atividade física e contribuições para a saúde:
• Reduz os riscos de desenvolvimento de enfermidades cardiovasculares, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e hipertensão;
• Controle da taxa de colesterol LDL (considerado colesterol ruim) e aumento do colesterol HDL (uma gordura de boa qualidade);
• Auxilia no controle da hipertensão arterial;
• Ameniza o risco de desenvolver diabetes e controla a taxa de glicose no sangue;
• Menores chances de desenvolver diversos tipos de câncer, principalmente quando a atividade física está associada a uma boa alimentação; 
• A importância da atividade física para a saúde também pode ser um fator para o controle de peso, também atrelado a uma alimentação de qualidade;
• Melhora os quadros de depressão, ansiedade, dentre outros problemas relacionados a transtornos psicossociais;
• A importância da atividade física para a saúde também está relacionada às crianças. Além de contribuir com a interação social, evita os quadros de obesidade infantil; 
• Em casos de pessoas idosas, a atividade física contribui com a autoestima. Eles se sentem mais fortes, ativos e com disposição para realizar tarefas simples da rotina.
A atividade aeróbica submete o praticante a uma intensidade menor durante o exercício.

Benefícios da atividade física:
A importância da atividade física para a saúde, além dos aspectos já citados, também favorece nas questões emocionais, resultando em bem-estar, aumento da autoestima e energia para atividades do dia a dia. Apesar do principal objetivo ser voltado para saúde, muitas pessoas pensam na questão estética. Nas praças e academias de musculação, por exemplo, boa parte dos frequentadores estão mais preocupados com o aumento da massa corporal, transmitindo uma melhor forma física e definição muscular. Para pessoas idosas, a prática regular da atividade física também melhora a flexibilidade, a postura e conservação dos ossos, importante para realização de pequenas tarefas no cotidiano. De acordo com o tipo de atividade ou objetivo, os exercícios devem ser escolhidos considerando a finalidade de cada praticante, podendo ser separados em duas categorias:
Exercícios aeróbicos: são exercícios com longa duração e pouca intensidade. Exemplos: caminhada, corrida, natação, dança, e outros esportes com o mesmo nível de exigência física.
Exercícios anaeróbicos: são exercícios de longa duração e baixa intensidade. Exemplos: musculação, ioga e pilates.
 
A ioga é considerada atividade de baixa intensidade. 
A atividade física realizada de forma coletiva ou isolada, é importância para a saúde e também para manter o corpo em forma e resistente. Qualquer atividade que o submeta a uma movimentação regular e ritmada gera benefícios, desde que sua prática seja responsável. Ao contrário dos hábitos saudáveis, o sedentarismo gera sérios danos à saúde. Sendo eles:
• Risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
• Aumento de peso;
• Risco de contrair resfriados por causa da baixa imunidade;
• Facilidade para desenvolver doenças psicológicas, como é o caso do transtorno de ansiedade; 
• Problemas relacionados a fraqueza dos ossos, como artrite, artrose e osteoporose.

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 11
Aula 07 - Português

Oi alunos! Atividade para esta semana: Pesquise sobre a vida e as obras de um(a) escritor(a) e depois com as informações coletadas elabore um texto bem criativo.
OBS: Fazer no google classroom, ou enviar para o e-mail maria.brischke@edu.doisirmaos.rs.gov.br
Aula não presencial - Semana 11
Aula 06 - Inglês

Hello group! Are you ok? Gostaria que todos vocês dessem uma olhadinha nos arquivos para ver se não tem nenhum trabalho pendente. Em alguns casos, eu pedi para refazerem e em outros casos o arquivo veio vazio. Deixei recado, mas até hoje eu não tive retorno. Hoje aprenderemos um pouco sobre os Pronomes Relativos e seus usos no inglês. Os pronomes relativos em inglês (relative pronouns) são palavras utilizadas como sujeito ou objeto em relação ao verbo principal. Na frase, eles fazem referência a um termo que já foi citado anteriormente. Quando exercem a função de sujeito, os pronomes relativos vêm acompanhados por um verbo.
Confira abaixo uma tabela com os principais pronomes relativos:













*Os Pronomes Relativos introduzem orações subordinadas adjetivas (restritivas ou explicativas). Essas orações definem, limitam ou acrescentam algo ao significado do antecedente.
*Quando a oração subordinada não for essencial para o significado da frase, ela sempre vem entre vírgulas.

Examples: The girl who/that I saw is beautiful. (A menina que eu ví é bonita).
Mr. Lien, who /whom you saw yesterday, in an American actor. (Sr. Lien, que vc viu ontem, é um ator Americano)
The music which/that he is playing is jazz. (A música a qual/que ele está tocando é jazz).
The boy whose bicycle is broken is my friend. (O menino cuja bicicleta está quebrada é meu amigo).
The city where I was born is very beautiful. (A cidade onde eu nasci é muito bonita).
I - COMPLETE THE SENTENCES. USE WHEN/WHERE/WHICH/WHO/WHOSE
  1. A couch (técnico) is a person who helps (ajuda) you train (treinar).
  2. That’s the politician (politico) whose daughter (filha) got married (casou-se) in Miami.
  3. A court (quadra) is a place where people play tennis.
  4. That (aquela) is the race (corrida) ……………. millions of people watch (assistir) .
  5. 1992 is the year ………… the Olympics were held (sediados) in Barcelona.
  6. I have a friend ……………. father is working in the local hospital
  7. You will never (nunca) forget (esquecer) the day …………. you were born (nasceu).
  8. This (Esse) is the boy __________ had an accident.
  9. Yesterday I saw (ví) a car__________ was very old.
  10. Amanda is the girl ___________ I met (conheci) on Friday.
  11. The robber (ladrão) stole (roubou) the car _______________ the lady (senhora) had parked (estacionou) .
  12. Can I talk (conversar) to the girl ________________ is sitting (sentada) on the bench (banco)?
  13. This is the hotel___________ I always (sempre) stay (fico) when I go to Paris.
  14. Where is the bottle (garrafa) of Coke _____________ I bought (comprei) this morning?
  15. Mr Jones, ___________ is a taxi driver (motorist de taxi), lives (mora) on the corner (na esquina).
  16. This (essa) is the girl ______________ comes (vem) from Spain.
  17. That's Peter, the friend ____________ has just (recém) arrived (chegou) at the airport.
  18. The shopping center is a place __________you can buy (comprar) a lot (muitas) of things.
  19. The postman (carteiro) is a man _____________ job (emprego) is to deliver (entregar) letters (cartas).
  20. They sold (venderam) the house ___________ they had lived (viveram) for 20 years.
  21. Ireland (Irlanda) is a country (país) __________ I always (sempre) wanted (queria) visitor.
  22. This is the famiy _________________ house burnt down (queimou) last year.


Example
  1. Pablo Picasso was an artist WHO painted Guernica.
  2. ____________________________
  3. ____________________________
  4. ____________________________
  5. ____________________________
  6. ____________________________
  7. ____________________________
  8. ____________________________
Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br
Aula não presencial - Semana 11
Aula 05 - Matemática

1) Um submarino estava a -72,5metros. Alguns minutos depois, estava a 95,4 metros. O submarino desceu ou subiu?Quantos metros? 
2) O salário de Beatriz é calculado de acordo com as horas trabalhadas. Em maio ela trabalhou 176 horas e 30 minutos. Qual deve ser o seu salário sabendo que ela recebe R$ 13,55 por hora trabalhada? 
3)Resolva Lembrando que na potenciação dos números racionais devemos aplicar o expoente aos dois elementos da fração, ao numerador e o denominador. Como no exemplo: 

4) Resolva as raízes de números racionais: Na radiciação devemos encontrar a raiz do numerador e do denominador. Observe o exemplo:


Aula não presencial - Semana 11
Aula 04 - História

ASSISTIR AO FILME: O PATRIOTA. Preste bem atenção.
Link do filme: https://youtu.be/Q7GPW6WpddE

TRABALHO DO FILME O PATRIOTA.
1- Descreva três cenas do filme como era a colonização da América Inglesa.( o que cultivavam, produziam).
2- Aponte as causas que levaram os colonos a não aceitar mais a dominação da Metrópole Inglesa.
3- Caracterize o exército colonial, como ele era. ( roupa, armas, treinamento).
4- Qual o fator decisivo para garantir a vitória as tropas coloniais?
5- Como vivia a família de Martin antes da guerra? (descreva).
6- O que aconteceu com Tomás, quando os soldados ingleses chegaram à casa de Martin e levaram
Gabriel preso?
7- O que os soldados ingleses faziam com os soldados americanos (das treze colônias) que se rendiam?
8- O que os empregados de Martin responderam ao general inglês, quando este os convidou para lutar em nome do rei da Inglaterra, prometendo que no final da guerra deixariam de ser escravos?
9- Como foram usados os soldadinhos de chumbo do Tomas, pelo Senhor Martin, durante a Guerra?
10- Os Estados Unidos eram colônia de que país?
11- Ao longo do filme, a bandeira da Treze Colônias apareceu muito. Como já viram em outra aula, o povo hoje adora sua Bandeira, seu país, por causa do sofrimento que passaram para se tornar independentes. Descreva duas cenas onde a Bandeira aparece.
Aula não presencial - Semana 11
Aula 03 - Geografia

OBSERVE OS DOIS MAPAS: VEGETAÇÃO E POLÍTICO: SEQUÊNCIA TEM ATIVIDADES. FAZER NO CADERNO E ENVIAR.



1-Em que países aparece a vegetação da TUNDRA e como ela é?
2-O que aconteceu com a floresta temperada?
3-O que aconteceu com a Savana que no Brasil é chamado de Cerrado?
4-Qual a vegetação que predomina no Brasil?
5-Onde tem floresta temperada e subtropical?
Aula não presencial - Semana 11
Aula 02 - Religião - Profª Ester

Sei que a data já passou, mas avô e avó não são passageiros. Então vamos ver um pouquinho como essa data surgiu?


A origem do dia dos Avós – 26 de julho.

Comemoramos no dia 26 de julho o dia dos avós por que nessa data conhecida como o dia da vovó, mas foi criada para homenagear os avós de Jesus Cristo, Santa Ana e São Joaquim. É no evangelho de Tiago que encontramos o informações que dizem respeito à sua vida, na verdade é o único registro que encontramos na Bíblia sobre os avós de Jesus. 

Depois disso, a data tem sido lembrada a cada ano com mais intensidade pelo comércio, da mesma forma que já é feito com o dia das mães, dos pais e das crianças. Esta comemoração é uma forma carinhosa dos netos agradecerem tantos ensinamentos que seus avós transmitem a toda família.

Em muitas culturas, o idoso é respeitado como aquele que transmite conhecimento, além disso sua longevidade é sinônimo de grande experiência. Não importa se os avós são de uma tribo indígena, africana ou se são anciões na China ou Japão por exemplo, o que importa mesmo é ouvir seus conselhos com atenção e carinho. Eles são a base de toda família pois auxiliam na educação e criação de seus netinhos e na maioria das vezes, ajudam seus filhos mesmo depois de adultos e já casados.

Por isso, manter esse elo de afeição com os nossos queridos avós é tão importante. Quem ainda tem o prazer de conviver com eles em suas famílias, todos felizes e em harmonia, com saúde e principalmente integrados, sabem bem do que estou falando. O respeito que devemos ter pelos idosos é muito importante pois eles são a herança de nossa família. Todos merecem ser tratados com carinho e muito respeito, ter atenção com eles, ouvi los, é muitas das vezes só o que eles querem.

Contar histórias, relembrar é um exercício prazeroso, onde reviver o passado trás brilhos nos olhinhos já cansados além disso, é assim que nos ensinam. Desta forma, visitando-os sempre, (agora sabemos que não dá, por causa da Covid 19) o contato com seus familiares melhora sua autoestima, deixando os felizes e se sentindo muito melhor, esta atitude certamente serão fatores que ajudarão a prolongar a vida.

Há pessoas que desrespeitam os idosos, os pais ou e até mesmo seus próprios avós, retiram a dignidade de suas vidas, abandonando-os em asilos ou instituições, abrigos para velhos. Fazendo com que se sintam abandonados, rejeitados, em outras palavras jogados fora fazendo com que percam a esperança de viver.

Atualmente, existe aqui no Brasil o Estatuto do Idoso que são leis que obrigam os filhos a cuidarem dos pais, garantindo melhores condições de vida para aqueles que não conseguem se manter. Em conclusão disso, não devemos esquecer que um dia, conforme a lei natural da vida, iremos também envelhecer, e seremos nós os avós.
Viva o dia dos avós.

Atividade para fazer:
Eu não tenho mais avô nem avó. Também não tenho mais pais vivos. Assim meu filho também não tem avô nem avó de nenhuma parte. Talvez alguns de vocês também não tem nenhum dos vôs. Mas que tem ame os sempre. Eles precisam de carinho e atenção. Como já disse antes, agora não se pode visitar eles. Mas tem outros meios de matar a saudade. Telefonando, mandando mensagens entre outros meios.

Então quero que vocês registrem alguma história de convivência que vocês já tiveram. Com seus avós. Podem escrever a história, ou uma história que eles contaram para vocês. Se tiverem uma foto com eles podem mandar junto. Quem não tem mais vô e vó pede para os pais contar algo sobre eles. 

Aula não presencial - Semana 11
Aula 01 - Alemão

Woche von 27.07.2020 bis 31.07.2020
Lehrerin: Frau Wiest

Liebe Schüler / Querid@s alun@s!
CORREÇÃO Página 51 atividade 15 ~ estrutura frasal