Aula não presencial - Semana 08
Aula 02- História
APÓS ASSISTIR AO FILME TEMPOS MODERNOS:
ASSUNTO: REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
O que foi a Revolução Industrial?
Conjunto de transformações, econômicas, tecnológicas e sociais ocorridas à partir do século XVIII. Foi sobretudo a passagem de um sistema marcadamente agrário e artesanal para outro, de cunho industrial cominado pelas fábricas e pelas máquinas.
Por quê a Revolução Industrial surgiu na INGLATERRA?
- Localização do território britânico que permitiu o isolamento da Inglaterra das guerras continentais.
- A grande riqueza do subsolo britânico com minerais de alta qualidade e bem localizados: carvão, ferro, estanho, cobre, sal etc.
- Uma vasta rede fluvial navegável e bons portos naturais, que favoreceram os transportes e o escoamento da produção de várias regiões.
- Acúmulo de riquezas vindas dos ataques promovidos pelos corsários, comércio, tráfico de escravos, e dos rendimentos obtidos nas colônias.
CARACTERÍSTICAS:
Aparecimento de máquinas modernas, regulares e precisas, que substituíram o trabalho do homem, antes realizado à mão.
Utilização do vapor para acionar a máquina, isto é, como fonte de energia, em substituição à energia muscular, eólica e hidráulica.
Obtenção e trabalho de novas matérias primas, em particular os minerais, que deram impulso a metalurgia e a indústria química.
DO ARTESANATO À MAQUINOFATURA:
No artesanato, as tarefas eram feitas por uma pessoa. O artesão era o dono da matéria- prima e das ferramentas. O estabelecimento ficava na própria casa.
No século XV, os homens de negócio passaram a reunir os trabalhadores em grandes GALPÕES. Eles eram os donos de tudo e pagavam pelo serviço prestado. Essa forma de produção é chamada de manufatura. As ferramentas e a oficina pertencem ao CAPITALISTA.
Quando surgem as máquinas industriais, ocorrem muitas mudanças. As pessoas passaram a trabalhar em fábricas, para um patrão em troca de um salário. Essa nova forma de produção recebeu o nome de MAQUINOFATURA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário