terça-feira, 23 de junho de 2020

Aula não presencial - Semana 06
Aula 10- História

Dando continuidade aos estudos da história na sua sequência temos o ILUMINISMO. Vou deixar um texto para vocês irem lendo e na próxima semana, irei explicar este assunto num vídeo. Certo !

O ILUMINISMO.

O Antigo Regime sofreu seu primeiro forte abalo com a Revolução Inglesa, que derrubou o absolutismo e permitiu a ascensão da burguesia na Inglaterra.
CARACTERÍSTICAS DO ILUMINISMO:
O ILUMINISMO – movimento intelectual, ligado aos valores da burguesia em ascensão – preocupou-se em recupera e aprofundar o racionalismo dos antigos humanistas. Utilizando-se da razão, elaborou e dirigiu duras críticas à política de monopólios e privilégios mercantilistas, ao poder absoluto dos reis e ao conhecimento baseado na fé, como era difundido pela Igreja da época. O Iluminismo, pode-se dizer resumidamente que é: o racionalismo, antimercantilismo, antiabsolutismo e o anticlericalismo. Os pensadores iluministas acreditavam que “Somente o primado da razão”, como diziam, permite ao homem conhecer, afirmar-se e sobrepujar as outras criaturas.
Afirmavam, que a razão se opõem radicalmente à ignorância, à superstição e à aceitação de verdades baseadas na fé e na tradição. Tal postura colocou-se contra as autoridades religiosas, acusando-as de manterem a humanidade na ignorância em proveito próprio. Apesar disso, mantinham a crença em Deus, por considerá-lo a “expressão máxima da razão”. O Iluminismo começou na Inglaterra no século XVII, onde a Revolução Inglesa, gerou um ambiente propício ao debate e à produção de novas ideias. Apesar do autoritarismo da França, foi lá que o Iluminismo chegou ao seu apogeu.
Os pensadores Iluministas. René Descartes - foi filósofo, matemático, cientista, foi considerado um dos pioneiros do movimento iluminista. Em sua obra Discurso sobre o Método, Descartes dizia que para chegar ao conhecimento era preciso fazer uma crítica radical a todo o saber acumulado pelo homem, o que só se consegue usando a dúvida como método. Assim, segundo ele é preciso duvidar de tudo que se vê se ouve e até mesmo das verdades estabelecidas pela ciência.
Para Descartes, o ato de duvidar permite ao homem comprovar sua própria existência, pois quem duvida pensa, e quem pensa existe: “Penso, logo existo”. Se queremos ampliar o nosso conhecimento, devemos seguir a quatro regaras básicas: a evidência (evitar preconceitos e valorizar ideias claras) da análise (dividir os problemas no maior número possível de partes); da síntese (distinguir as verdades relativas); da enumeração (relacionar apenas os elementos necessários e suficientes para a solução do problema). Isaac Newton – um dos fundadores do iluminismo, era físico, astrônomo e matemático. Ele formulou a lei de Gravitação Universal. Na sua principal obra, Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, examinou os movimentos dos planetas, dos cometas e das marés com base em princípios matemáticos.
John Locke – dedicou a sua vida pública à defesa da liberdade civil, política e religiosa. Na sua obra Ensaio sobre o Entendimento, ele elaborou uma nova teoria do conhecimento. Para ele, ao nascer , o homem é uma tabula rasa, um papel em branco. Aos poucos a pessoa por intermédio da experiência a mente vai registrando ideias simples. E mais tarde chega a elaborar idéias complexas. Combateu o absolutismo. Voltaire – foi um critico ao absolutismo, esteve preso, teve que deixar a França e se exilar na Inglaterra por três anos. Voltarie escreveu as Cartas Inglesas – obra na qual exaltava a liberdade de pensamento, religião e as instituições existentes na Inglaterra e modo indireto e irônico, critica a vida política na França. Voltarie ainda se destacou pelas criticas aos abusos do clero e aos instrumentos de que a Igreja se valia para oprimir as pessoas. É dele a frase: “O Tribunal da Inquisição é, como se sabe, uma invenção ‘maravilhosa’, pois torna o papa e os monges mais poderosos e torna hipócrita uma nação inteira’’.
Montesquieu – revelou os problemas políticos e sociais de seu tempo. Em sua obra O Espírito das Leis, contrariou os pensamentos religiosos de Bossuet e buscou dar explicações racionais para a História, para as leis e os costumes. Em seu livro ele propõe a divisão do poder político em três: Legislativo, para elaborar as leis; Executivo, para executar leis e administrar o país; Judiciário, para fiscalizar o cumprimento das leis. Os poderes segundo ele deveriam ser autônomos, cada um deles deveria atuar de modo a impedir o abuso dos outros dois. 
Rousseau - em uma de suas principais obras O Contrato Social, afirma que o povo é soberano e que o fundamental é a vontade da maioria expressa por meio do voto universal. “ Se o governo eleito pela maioria não estiver representado, o povo não só pode, como deve, substituí-lo”. Isto foi resumido pelos revolucionários franceses em três palavras: liberdade, igualdade e fraternidade, que foi o lema da Revolução Francesa. Várias ideias formaram a Enciclopédia de 1751, que continha estudos e comentários em todos os campos de conhecimento, que ficou conhecido como o “Século das Luzes”, mais tarde proibida pelas autoridades francesas de circular entre o povo. A fisiocracia, o liberalismo e o despotismo esclarecido. A doutrina fisiocrata foi criada pelo francês François Quesnay, ele dizia que a terra era a única fonte de riqueza e a agricultura a mais importante de todas as atividades econômicas.o governo deve limitar-se a respeitar as leis sem nunca intervir na produção, na circulação e no consumo de mercadorias. Adam Smith é considerado o fundador do liberalismo econômico; ele era contra a intervenção do governo na economia e a favor da total liberdade de produção, de circulação e de venda. Daí o nome liberalismo. As reformas socioeconômicas em vários países, com o objetivo de moderniza-os foi conhecido como o despotismo esclarecido. Ele ocorreu em muitos países, como a Prússia, Rússia, Áustria, e em Portugal.
Aula não presencial - Semana 06
Aula 9- Geografia

Este ano tem por objetivo começar a estudar os continentes.
Então vamos iniciar estudando a AMÉRICA.
ATIVIDADE:  precisa ser feita no caderno,  APÓS ENVIO DA
FOTO PELO GOOGLE SALA DE AULA
Pesquisar os países e capitais da América, dividida em três grupos:
América do Norte, América Central e América do Sul. No total são 36 países:
3 da AMÉRICA DO NORTE
20 DA  AMÉRICA CENTRAL 
13 DA AMÉRICA DO SUL
Segue o modelo. Pode pesquisar na net.

PAIS
CAPITAL
AMÉRICA DO NORTE







AMÉRICA CENTRAL









































AMÉRICA DO SUL



























Aula não presencial - Semana 06
Aula 8- Alemão

Woche von 22.06.2020 bis 27.06.2020
Lehrerin: Frau Wiest
Hallo, wie geht es dir?

Vamos iniciar corrigindo as atividades da aula passada! Verifique e corrija no seu
livro/material.
CORREÇÃO DA AULA PASSADA
Buch Seite 47


























Weiter geht’s (Vamos adiante!)
Realize as atividades no seu livro!
Tire uma foto e anexe na devolutiva da atividade através da plataforma
ou envie para o e-mail da professora.
ana.wiest@edu.doisirmaos.rs.gov.br

Seguimos no nosso livro - Seite 48































VIel Erfolg!
Frau WIest
15.06.2020



Aula não presencial - Semana 06
Aula 07- Artes

TÊNIS  GIGANTE
1- Escolha um tênis seu e coloque-o a sua frente. Observe e desenhe cuidadosamente, com detalhes. Faça-o o mais real possível e grande o suficiente para preencher a folha inteira (não necessita margem). Desenhe todas as costuras e pontos, os cadarços e a textura da sola.
2- Quando o desenho estiver terminado, acrescente pessoas e animais minúsculos à cena (exemplo em anexo). Como sugestão desenhe uma família morando no tênis (importante lembrar que trata-se de um desenho SURREALISTA, portanto deve conter características irreais) use sua imaginação e criatividade podendo também complementar com alguns elementos em volta do tênis, ruas, jardins... deixando a cena com muitas características do surrealismo.
3- Para concluir você deve colorir seu desenho Com o desenho concluído tire uma foto e encaminhe para entregar no Google Sala de Aula.

C:\Users\Lenovo\Downloads\IMG_20200407_141503279 (1).jpg

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Aula não presencial - Semana 06
Aula 06- Inglês


Hello dear students? How are you?  
I hope you are all well. Quando mandarem seus ‘homeworks’ deem um ‘hi’, 
please! Bem chegou a hora de misturar nas frases o comparativo 
e o superlativo. Lembrem-se que uso o comparativo para comparar duas 
ou mais coisas, pessoas, etc. Uso o superlativo para dizer que algo ou 
alguém é superior ou inferior do resto.  Consulte sempre as regras, ok? 
Vamos refrescar a memória com alguns exemplos:
Comparative
Susan is more intelligent than Peter. (Susan é mais inteligente que Peter).
Today is hotter than yesterday. (Hoje está mais quente que ontem).
Superlative: Christine is the most beautiful girl in class. (Cristine é a menina mais bonita 
da aula).
Yesterday was the cloudiest day in June. (Ontem foi o dia mais nublado 
de Junho).
DICA: No comparativo uso SEMPRE than (que/do que) depois do adjetivo.
          No superlativo uso SEMPRE the (o;os;a;as) na frente do adjetivo. 

a) Choose the comparative or the superlative form of the sentences. (Escolha a forma comparativa ou o superlativa das frases. Circule ou Sublinhe qual das opções está correta). 
1. Chinese is [the most spoken /more spoken than ] language in the world .                  
Spoken = falada                          
2. My brother is [lazier than / the laziest  ] me!                                                                          
Lazy = preguiçosa (o)
3. It is usually [warmer /the warmest] in spring than in winter.                                           
Warm = quente  
4. Barack Obama has been one of [the most popular /more popular ] American presidents
in the world .                                                                                                                           
5. Football is [the most popular / more popular than ] golf in our country.                       
Popular = popular      
6. Learning French is [the most difficult /more difficult than] learning English.                
Difficult = difícil
7. –Are you [as absent-minded as/ the most absent minded ] your brother?”                 
Absent-minded= avoado (a)   
8. Eating fruit and vegetable is [healthier than/the healthiest ] eating junk food.            
Healthy = saudável             
9. The cheetah is [the fastest / faster than ] mammal  in the world.                                    
Fast = rápido  
10. Charlize Theron is one of [the most beautiful /more beautiful ] women in the world.   Beautiful = bonita                                                      
11. I would like to have [less /the least] homework to do.                                                    
Less = menos (irregular)
12. Schindler’s list is one of[ the best /better than  ] films I have ever seen.                    
Good = bom (irregular)
13. My neighbours are [nicer than / most nicest] the people living opposite.                  
Nice = legal              
14. My car, a Ford Fiesta is not[faster than / most fastest]many other modern cars now.                                    
15. Théo is [taller than /the tallest ] boy in the class.                                                             
Tall = alto
16. I am sure the Nile is [the longest/ longer than] river in the world. You can check!    
Long = longo                 
17. My teachers are  [more/ the most sincere people in the world.                                   
Sincere = sincero (a)                      
18. Diamonds are [the most expensive/more expensive than] precious stones in the world.   
Expensive= caro                                                                                                                   
19. For sure, cats are [more intelligent than / most intelligent ] dogs!                            
intelligent = inteligente
20. Australia is nearly [as big as / the biggest ] the United States  , and it is [the hottest/ hotter than ] Canada.                                                                                              
21. I think U2 and Cold Play are two of [the best /better than ] bands in the world!.       
22. London is [bigger than /the biggest]  Paris .                                                                       
Big = grande
23. London is [bigger than/ the biggest] city in England.                                                             
24. Sandy is [more talkative than/ the most talkative] her sister!                                      
Talkative = falante        
25. Mark is [the most talkative/ more talkative ] boy I know.                                                                                          
26. Let’s hope the economic situation will get [better/the best than other years.                              
27. Global warming is [the most important/more important than] issue of our time.                     
28. It is [more important /the most important ]to save endangered species than to 
develop tourist zones!                                                                                                      
29. Oh dear, you are the tallest/ taller than] me!                                                             
Tall = alto (a)                                        
30. I can’t stand your being [richer than /the richest  ] me!                                                   
Rich = rico (a0
31. She is  [younger/the youngest] in my family.                                                                       
Young = jovem
32. My parents are [the nicest / nicer than ] people I know.                                                 
Nice = legal
33. Nelson Mandela was one of [the most peaceful /more peaceful than] people of this century.              
Peaceful=pacífico
       
Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br