terça-feira, 7 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 08
Aula 09- Religião - Profª Ester
ATIVIDADE FAZER NO CADERNO: TIRAR UMA FOTO E ENVIAR.
Esta aula será sobre: Crenças religiosas e filosofias de vida.
Escrever nas mãos 10 coisas que são tradição ou ensinamentos sagrados, que a sua família passa para você. Escreva nos dedos. Para isso fazer o desenho de suas mãos e em cada dedo escrever algo que é tradição ou ensinamento sagrado.
Aula não presencial - Semana 08
Aula 08- Inglês
Hello guys? How are you? Today, we start with a Reading comprehension (Compreensão de Leitura).
Traduzi algumas palavras, mas vocês podem usar o tradutor.
Becky was visiting (visitando) Aunt (tia) Agatha at her house at the beach (praia). It was a beautiful summer (verão) day. Becky had built (constuiu) a giant (gigante) sand castle (castelo de areia) that morning. Aunt Agatha took pictures (tirou fotos) of the castle to send (para enviar) to Becky’s parents (pais da Becky). It was a great (lindo) big sand castle. Later (mais tarde) that morning, Becky and Aunt Agatha went (foram) swimming (nadar) in the ocean. It was fun (divertido) to jump (pular) with the waves (ondas). Then (então), they went in the house and ate (comeram) sandwiches and strawberries (morangos) for lunch (almoço). Becky wanted (queria) to play on the beach that afternoon. Aunt Agatha told (falou) her it was too hot (muito quente) to go outside (para sair) without(sem) a hat (chapéu) on. Becky didn’t have (não tinha) a hat. Aunt Agatha told her not to worry (para não se preocupar), she could (poderia) wear(usar) one of hers (dela). Becky tried on (experimentou) four hats. The pink one was really pretty (realmente bonito), but (mas) it had a big bow (grande laço) in the back (na parte de trás) that was too long (muito longo) for Becky. The green hat was too fancy (muito chique) for Becky. She did not like that (aquele) hat at all. The blue hat was nice (legal), but it had an ugly (feio) bird (pássaro) on it. Then (Então), Becky saw (viu) a big brown hat with a yellow ribbon (fita) on it. That hat was made of straw (palha). It was a perfect hat for the beach. It was too big for Becky’s head (cabeça) but (mas) she didn’t care (não se preocupou). It was a great hat. 
2. Answer the following questions (Responda as seguintes questões)
1. Where (onde) was (estava) Becky?
a. at the store
b. at the beach
c. at school
d. at home
2. Who (quem) was (estava) Becky visiting?
a. her Grandparents
b. her friends
c. her sister
d. her Aunt Agatha
3. Why (por que) didn’t Becky like the blue hat?
a. it was too fancy
b. it was new
c. it had an ugly bird on it
d. it was old
4. Why didn’t Becky want (queria) to wear (usar) the pink hat?
a. the bow was too long
b. it had a flower
c. it had a bird on it
d. it was dirty
5. Why did Aunt Agatha want (queria) Becky to wear a hat?
a. it was raining
b. it was too hot
c. it was cold
d. it was snowing
6. Why did Becky like (gostou) the brown hat?
a. it was ugly
b. it was perfect
c. it was too big
d. it was cold
7. How many (Quantos) hats did Becky tried on (experimentou)?
a. one
b. two
c. three
d. four
8. What season (estação) were (estavam) they in?
a. winter
b. spring
c. summer
d. autumn
9. What (o que) did they build (construiram) in the beach?
a. bicycle
b. kite
c. sand castle
d. a ball
10. What kind (que tipo) of hat (chapéu) did Bechy chose escolheu?
a. a straw hat
b. a plastic hat
c. a woolen hat
d. a metal hat

Obs: As respostas devem ser postadas no google classroom. Se não conseguirem, mandem para esse email:jussara.dresch@edu.doisirmaos.rs.gov.br
Aula não presencial - Semana 08
Aula 07- Educação Física
Quais os benefícios do alongamento?
São inúmeros os benefícios do alongamento, tanto para os atletas como para os sedentários, desde que seja feito corretamente e de preferência com a supervisão de um profissional da área. Suas vantagens são: Proporciona o bem estar físico e mental do praticante; Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo; Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares; Restringe os riscos de disfunções da coluna; Melhora a postura; Diminui a tensão muscular; Ameniza cólicas menstruais em atletas; Suaviza a irritabilidade muscular; Estimula o cérebro a liberar a serotonina, o hormônio do bem estar; Diminui a incidência de cãibras. Alongar o corpo também trará benefícios aos órgãos internos, pois essa prática massageia os rins, fígado, intestino e pâncreas. Além disso, estimula a circulação do sangue e dos nutrientes no organismo. Porém, o hábito de alongar-se tem que ser constante e adequado para desfrutar dos benefícios citados.

Atividade: Vamos tentar fazer uma vez ao dia uma sessão completa de alongamento conforme imagem abaixo! Mas não esqueça! Alongar sempre esquerda e direita; Manter a posição por 20 segundos; Mande uma foto de você alongando.
Abraço
Aula não presencial - Semana 08
Aula 05- Português
Leia: O que posso fazer para evitar a dengue?
Não existe vacina contra a dengue. Os carros chamados “fumacês”, que passam pelas ruas espalhando inseticidas, não são indicados. Eles apenas matam os mosquitos adultos e na verdade, dificilmente conseguem atingi-los. Outros métodos, como inseticidas de tomada, em aerossol ou raquetes elétricas também prometem acabar com o transmissor da doença. Mas nenhum deles consegue ser eficiente o bastante. Eliminar os numerosos mosquitos é uma tarefa muito difícil. Por isso, a melhor forma de combater a dengue é eliminando os criadouros dos mosquitos, locais onde eles colocam os ovos e se reproduzem. O Aedes aegypti não deixa seus ovos em qualquer lugar: a fêmea deposita os ovos em partes úmidas de vários recipientes que acumulam água limpa. Quando entram em contato com a água, os ovos eclodem e originam as larvas. Você imagina onde podem estar esses recipientes? Acredite, eles estão muito próximos de você...O mosquito transmissor da dengue vive dentro mesmo de nossos lares, escondido sob cadeiras, mesas, armários, etc. Dessa forma, os locais que eles utilizam para colocarem seus ovos também fazem parte de nossas casas: são caixas d’água, barris, pratinhos de vasos de plantas, potes, tanques, jarros de flores, latas, pneus, calhas de telhados... Tudo muito perto da gente. É por isso que todos podemos ajudar a combater o mosquito.
Denise Moraes. Fragmento do texto: “Dengue é o fim da picada”.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>.

Questão 1 – Identifique o meio mais eficiente de combate à dengue:
( ) a aplicação de inseticidas.
( ) o uso de raquetes elétricas.

( ) a eliminação dos criadouros dos mosquitos.

Questão 2 – No trecho “[...] dificilmente conseguem atingi-los.”, o vocábulo “los”
retoma:
( ) “Os carros chamados ‘fumacês’”.
( ) “inseticidas”.
( ) “os mosquitos adultos”.

Questão 3 – No segmento “[...] é uma tarefa muito difícil.”, “muito” desempenha o
papel de:
( ) explicar.
( ) intensificar.
( ) complementar.

Questão 4 – Em “Quando entram em contato com a água, os ovos eclodem e originam
as larvas.”, a palavra sublinhada estabelece entre os fatos uma relação de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.

Questão 5 – Na oração “[...] os ovos eclodem e originam as larvas.”, o verbo destacado
poderia ser substituído por:
( ) “surgem”.
( ) “somem”.
( ) “estouram”.

Questão 6 – Na passagem “Acredite, eles estão muito próximos de você...”, o verbo
destacado foi empregado para exprimir:
( ) um alerta.
( ) um pedido.
( ) uma ordem.

Questão 7 – Releia este fragmento do texto:

“[...] potes, tanques, jarros de flores, latas, pneus, calhas de telhados...”

No fragmento acima, as reticências indicam:
( ) um clima de suspense.
( ) uma citação incompleta.
( ) a continuação dos locais.

Questão 8 – No período “É por isso que todos podemos ajudar a combater o
mosquito.”, a expressão grifada introduz:
( ) uma condição.
( ) uma finalidade.
( ) uma conclusão.

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 08
Aula 06- Matemática

1) Considere os seguintes valores para as letras:
a = – 2; b = 3; c = 6; d = – 1.
O valor de a – b + c – d é:
a) ( ) 10 b) ( ) 6 c) 0 d) ( ) 2 e) ( ) – 2

2) Qual o resultado da subtração 907 de 3.153?
a) ( ) 2.156 b) ( ) 2.246 c) ( ) 3.246 d) ( ) 3.907

3) Uma mamadeira tem a capacidade de 250 ml. Com um litro de leite, é possível
preparar quantas mamadeiras?
a) ( ) 8 b) ( ) 6 c) ( ) 5 d) ( ) 4

4) Uma festa teve uma duração de 2 horas e 10 minutos. Qual foi a duração da
festa?
a) ( ) 210 minutos b) ( ) 150 minutos
c) ( ) 130 minutos d) ( ) 110 minutos

5) Resolva as raízes:
a) √625 + √36 =
b) √25 + √9 =
c) √49 - √169 =
d) √9 + √100 =
e) √289 x √9 =
Aula não presencial - Semana 08
Aula 04- Artes
ASSUNTO: Slogan / logotipo
Olá pessoal! Anualmente temos uma tarefa relacionada ao concurso do logotipo da Olimpíada Escolar, mas como este ano estamos vivendo uma situação atípica em que este evento não é possível, vamos trabalhar a ideia do logotipo, que é parte dos nossos conteúdos, de outra forma. Imagine que você precisa criar um logotipo para representar a turma da Progressão.
Quais são as características que você daria para este logotipo? Como você representaria seus colegas em um logotipo? Qual seria a forma? As cores e o tamanho? Usaria palavras, ou apenas letras?
-Para começar pegue uma folha, defina a forma e poderá cortar a folha na forma escolhida, depois deixe a criatividade fluir, crie um logotipo bem bacana para representar a sua a turma. Deverá utilizar todo o espaço dentro da forma que você definiu. Após terminar seu logotipo, fotografe e entregue através do Google Sala de Aula.
Bom trabalho e fique bem!
Aula não presencial - Semana 08
Aula 03- Geografia
APÓS TER FEITO O MAPA DA AMÉRICA, VAMOS DAR CONTINUIDADE AO ESTUDO DA AMÉRICA.
Não se se vocês já ouviram falar que a América além de ser dividida politicamente, ela também é dividida historicamente. Então como funciona isso: ESTA PARTE COPIAR NO CADERNO A CANETA: Os países da América foram inicialmente colonizados por outros povos, principalmente pelos europeus. Então os países ESTADOS UNIDOS E O CANADÁ foram colonizados pelos ingleses e pelos franceses. Por isso são chamados de AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA, pois falam as línguas inglesas e o francês. Sua colonização foi de povoamento. Os colonos vieram para colonizar o lugar, fixar-se na terra. Já os de mais países que compõem a América desde o México e todos os outros países da América Central e Sul, são chamados de países da AMÉRICA LATINA. Foram colonizados pelos portugueses e os espanhóis. E como consequência falam o português e o espanhol este conjunto de países foram conhecidos como colônias de exploração. Pois o colonizador quando veio, só explorava e levava as riquezas embora. Isto é uma das explicações usadas para diferenciar os países desenvolvidos e subdesenvolvidos. No mapa abaixo vocês tem a AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA E AMÉRICA LATINA. Devem fazer o mapa, pintando de amarelo a AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA que é formado somente pelos Estados Unidos (Alasca) Canadá De verde pintar os demais países que formam a AMÉRICA LATINA. PODEM FAZER NUMA FOLHA VEGETAL TIRAR FOTO E MANDAR ELA. PELO GOOGLE SALA DE AULA.(COLAR NO CADERNO.)

Desenhos para Colorir pintar e imprimir (com imagens) | Mapa ...



Aula não presencial - Semana 08
Aula 02- História
APÓS ASSISTIR AO FILME TEMPOS MODERNOS:


ASSUNTO: REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

O que foi a Revolução Industrial?
Conjunto de transformações, econômicas, tecnológicas e sociais ocorridas à partir do século XVIII. Foi sobretudo a passagem de um sistema marcadamente agrário e artesanal para outro, de cunho industrial cominado pelas fábricas e pelas máquinas.
Por quê a Revolução Industrial surgiu na INGLATERRA?
- Localização do território britânico que permitiu o isolamento da Inglaterra das guerras continentais.
- A grande riqueza do subsolo britânico com minerais de alta qualidade e bem localizados: carvão, ferro, estanho, cobre, sal etc.
- Uma vasta rede fluvial navegável e bons portos naturais, que favoreceram os transportes e o escoamento da produção de várias regiões.
- Acúmulo de riquezas vindas dos ataques promovidos pelos corsários, comércio, tráfico de escravos, e dos rendimentos obtidos nas colônias.
CARACTERÍSTICAS:
 Aparecimento de máquinas modernas, regulares e precisas, que substituíram o trabalho do homem, antes realizado à mão.
 Utilização do vapor para acionar a máquina, isto é, como fonte de energia, em substituição à energia muscular, eólica e hidráulica.
 Obtenção e trabalho de novas matérias primas, em particular os minerais, que deram impulso a metalurgia e a indústria química.
DO ARTESANATO À MAQUINOFATURA:
No artesanato, as tarefas eram feitas por uma pessoa. O artesão era o dono da matéria- prima e das ferramentas. O estabelecimento ficava na própria casa.
No século XV, os homens de negócio passaram a reunir os trabalhadores em grandes GALPÕES. Eles eram os donos de tudo e pagavam pelo serviço prestado. Essa forma de produção é chamada de manufatura. As ferramentas e a oficina pertencem ao CAPITALISTA.
Quando surgem as máquinas industriais, ocorrem muitas mudanças. As pessoas passaram a trabalhar em fábricas, para um patrão em troca de um salário. Essa nova forma de produção recebeu o nome de MAQUINOFATURA.
Aula não presencial - Semana 08
Aula 01- Alemão
Woche von 06.07.2020 bis 10.07.2020
Lehrerin: Frau Wiest
Hallo, wie geht es dir?
Realizar as atividades no seu livro e enviar as respostas ou uma foto do seu livro/caderno anexando-a preferencialmente no Google Sala de aula ou e-mail da professora: 
ana.wiest@edu.doisirmaos.rs.gov.br

ATENÇÃO para a correção das atividades da aula passada! Qualquer dúvida, me escrevam um e-mail, pois as atividades do class room são verificadas ao final do prazo de entrega, quando lhes dou o retorno. Fique ligad@ no prazo de entrega para a professora (postagem na plataforma, por e-mail ou WhatsApp da escola, pois atividades entregues com atraso já tiveram acesso ao arquivo com a correção, portanto serão consideradas diferentemente. Continue se empenhando na realização das tarefas!






quarta-feira, 1 de julho de 2020

Aula não presencial - Semana 07
Aula 09- Educação Fìsica

Dando continuidade aos esportes de rede e parede, faça uma pesquisa sobre o esporte de: TÊNIS

Nesta pesquisa deve constar:
História do esporte.
Regras.
Principais competições.
Quais são os diferentes tipos de quadra.