Aula 03- Português
Querido alunos! Espero que todos estejam bem e se cuidando. Eu estou fazendo isso. Como ainda não podemos voltar a nossa rotina, eu proponho para as próximas duas semanas ler o livro ¨O Diário de Anne Frank em quadrinhos¨, disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1Bbv1TdofqbzFg4gyaS7dt0nZEtWt8q5A/view?usp=sharing
E responder algumas questões sobre o mesmo.
Fazer no google classroom ou mandar para o meu email maria.brischke@edu.doisirmaos.rs.gov.br
QUESTÕES SOBRE O DIÁRIO DE ANNE FRANK
1- Quantos anos Anne tinha quando ganhou o diário?
2- Com quantos anos Anne morreu?
3- Quem foi o único sobrevivente da história?
4- Como Anne apelidou seu diário?
5- Do que ou de quem eles fugiam?
6- Em que época se passa a história?
7- Como e quando Anne inicia o seu diário?
8- Qual o conteúdo dele?
9- Sua família era composta por quem?
10- Quando e por que eles se mudaram?
11- Quem eram as pessoas que os ajudavam?
12- De que forma era essa ajuda?
13- Como era o lugar em que passaram a morar?
14- Quais os sonhos de Anne? Eles foram realizados?
15- Em que lugar se passa a narrativa?
- Alemanha b) Holanda c) França d) Polônia
16- Como Anne morreu?
17- O que Petter ganhou no seu aniversário?
a)Jogo de cartas b) bicicleta c) jogo de tabuleiro d) iogurte
18- Quantas pessoas viviam no complexo?
a) 4 b) 5 c) 6 d) 8
19- Quem era o dentista?
a)Otto Frank b) Sr. Van Daan c) Dussel d) Peter
21- Há momentos em que a vida de Anne parece tão comum quanto a sua? Justifique.
22- Quais dualidades estão presentes no diário de Anne Frank?
23- Você arriscaria a sua vida para ajudar a esconder pessoas que estivessem sendo vítimas de uma perseguição injusta?
24- Faça comentários sobre as seguintes personagens, dizendo o que dada uma representa no livro e em que medida são importantes para Anne Frank.
Otto Frank
Margot
Petter Van Daan
Ilse Wagner
25- Como a narrativa termina? Qual é o conteúdo do último escrito?
26- Após a leitura do diário, escolha a parte que considera a mais importante , faça um breve resumo da mesma e responda o que essa leitura acrescentou na sua vida. Estabelecendo relações entre a parte escolhida e a própria história de vida.
27-. “Como havíamos pensado, o Sr. Dussel é muito gentil. Claro que ele não se incomodou em dividir o quarto comigo; para ser honesta, não estou exatamente maravilhada por um estranho usar minhas coisas, mas precisamos fazer sacrifícios por uma boa causa, e estou feliz por poder colaborar. Como diz papai, se pudermos salvar pelo menos um de nossos amigos, o resto não importa. E ele está certíssimo.” (19 de novembro de 1942) A partir do contexto da narrativa, pode-se afirmar que:
a) O pai de Anne era uma pessoa egoísta e aceitou a contragosto a chegada de outros moradores no anexo.
b) Apenas a família de Anne e o Sr. Dussel habitavam o Anexo Secreto.
c) Anne e Sr. Dussel dividiam o quarto e nunca tiveram problemas com isso.
d) Anne era uma menina extremamente egoísta, por isso queria os móveis do quarto só para ela, como por exemplo, a escrivaninha.
e) Anne e seu pai tinham um bom relacionamento, ele interveio, inclusive, na negociação entre sua filha e o Sr. Dussel, a respeito da escrivaninha.
28-. A comparação é a aproximação de dois termos entre os quais existe alguma relação de semelhança, como na metáfora.. A comparação, porém, é feita por meio de um conectivo. Em qual dos trechos a seguir foi usado o recurso da comparação?
a) “Agora voltei ao ponto que me levou a escrever um diário: não tenho amigo.”
b) “Se está tão ruim há Holanda, como estará nos lugares distantes e pouco civilizados para onde os alemães os estão mandando?
c) “Excelentes espécimes da humanidade, esses alemães, e pensar que na verdade sou um deles! Não, isso não é verdade, Hitler retirou nossa nacionalidade há muito tempo. E, além disso, não há maiores inimigos na terra
do que alemães e judeus.”
d) “Ao seu lado, como um apêndice inútil, está sempre a esposa, aos 27 anos mais nova e igualmente pobre, cujos braços e pernas vivem cheios de braceletes e anéis falsos e verdadeiros, sobras de dias mais prósperos.¨
e) “Hoje, só tenho notícias tristes e deprimentes. Nossos muitos amigos e conhecidos judeus estão sendo levados aos montes.
29- Coloque (V) para as assertivas verdadeiras e (F) para as falsas.
I- Anne Frank pensa o ato de escrever como mero passatempo, sobretudo por não ter opção de lazer, enquanto ¨enclausurada¨ no Anexo ( )
II- No Diário, não há registro de aspectos, de fatos, tampouco de nomes relacionados à religiosidade.
( )
III- Nas cartas que compõem O Diário de Anne Frank, não há registro da descrição, mas apenas da narração.
( )
Respectivamente, temos:
a) V/V/V;
b) F/F/F;
c) V/F/F;
d) F/V/V;
e) F/F/V.
30- Observe as duas assertivas abaixo sobre os membros do Anexo.
PRIMEIRA: Todos os membros que se esconderam no Anexo chegaram ao referido local no mesmo dia.
SEGUNDA: Os conflitos, as divergências, acontecidos no Anexo, só se davam entre os membros da mesma família, nunca entre membros de famílias diferentes.
É correto afirmar:
a) as duas assertivas são verdadeiras;
b) as duas assertivas são falsas;
c) apenas a assertiva I é verdadeira;
d) apenas a assertiva II é verdadeira;
e) as duas assertivas são verdadeiras e a segunda apresenta uma ideia de “concessão” em relação à primeira.
31- Observe as três assertivas abaixo sobre a relação entre a personagem principal e o Diário.
I- Os textos constantes de o Diário de Anne Frank não foram os primeiros escritos por Anne, pois já havia publicado um livro de poesias, quando completou 10 (dez) anos de idade;
II- Uma leitura atenta das “cartas” que compõem o Diário permite concluir que há variação de “ânimo”, de ¨humor ¨ no momento em que foram tecidas pela Anne;
III- Para que pudesse iniciar os textos do Diário, Anne Frank solicitou ao pai que comprasse um diário, o mais urgente possível, no mercado negro.
É correto afirmar:
a) as três assertivas são verdadeiras;
b) as três assertivas são falsas;
c) apenas a assertiva I é verdadeira;
d) apenas a assertiva III é falsa;
e) são falsas apenas as assertivas I e III.
32-. “A propósito, falando de judeus: ontem vi dois, quando estava espiando pela cortina. Senti como estivesse olhando para uma das Sete Maravilhas do Mundo. Tive uma sensação esquisita, como se eu os houvesse denunciado à autoridade e agora estivesse espionando sua infelicidade. (Domingo, 13 de dezembro de 1942)”. Explique o contexto histórico que justifica a afirmação de Anne Frank.
33- “E lá estávamos, papai, mamãe e eu, andando debaixo da chuva torrencial, cada um com uma pasta de escola e uma bolsa de compras cheia até a borda com as coisas mais variadas. As pessoas a caminho do trabalho, naquela hora da manhã, nos dirigiam olhares simpáticos; dava para ver pelos rostos que eles lamentavam não poder oferecer algum tipo de transporte; a estrela amarela falava por si.” Com base na história que nos fora contada, por meio das cartas escritas por Anne Frank, é possível estabelecer uma relação entre o fragmento “a estrela amarela falava por si” e a concepção de “segregação”? Fundamente a resposta.
22- Quais dualidades estão presentes no diário de Anne Frank?
23- Você arriscaria a sua vida para ajudar a esconder pessoas que estivessem sendo vítimas de uma perseguição injusta?
24- Faça comentários sobre as seguintes personagens, dizendo o que dada uma representa no livro e em que medida são importantes para Anne Frank.
Otto Frank
Margot
Petter Van Daan
Ilse Wagner
25- Como a narrativa termina? Qual é o conteúdo do último escrito?
26- Após a leitura do diário, escolha a parte que considera a mais importante , faça um breve resumo da mesma e responda o que essa leitura acrescentou na sua vida. Estabelecendo relações entre a parte escolhida e a própria história de vida.
27-. “Como havíamos pensado, o Sr. Dussel é muito gentil. Claro que ele não se incomodou em dividir o quarto comigo; para ser honesta, não estou exatamente maravilhada por um estranho usar minhas coisas, mas precisamos fazer sacrifícios por uma boa causa, e estou feliz por poder colaborar. Como diz papai, se pudermos salvar pelo menos um de nossos amigos, o resto não importa. E ele está certíssimo.” (19 de novembro de 1942) A partir do contexto da narrativa, pode-se afirmar que:
a) O pai de Anne era uma pessoa egoísta e aceitou a contragosto a chegada de outros moradores no anexo.
b) Apenas a família de Anne e o Sr. Dussel habitavam o Anexo Secreto.
c) Anne e Sr. Dussel dividiam o quarto e nunca tiveram problemas com isso.
d) Anne era uma menina extremamente egoísta, por isso queria os móveis do quarto só para ela, como por exemplo, a escrivaninha.
e) Anne e seu pai tinham um bom relacionamento, ele interveio, inclusive, na negociação entre sua filha e o Sr. Dussel, a respeito da escrivaninha.
28-. A comparação é a aproximação de dois termos entre os quais existe alguma relação de semelhança, como na metáfora.. A comparação, porém, é feita por meio de um conectivo. Em qual dos trechos a seguir foi usado o recurso da comparação?
a) “Agora voltei ao ponto que me levou a escrever um diário: não tenho amigo.”
b) “Se está tão ruim há Holanda, como estará nos lugares distantes e pouco civilizados para onde os alemães os estão mandando?
c) “Excelentes espécimes da humanidade, esses alemães, e pensar que na verdade sou um deles! Não, isso não é verdade, Hitler retirou nossa nacionalidade há muito tempo. E, além disso, não há maiores inimigos na terra
do que alemães e judeus.”
d) “Ao seu lado, como um apêndice inútil, está sempre a esposa, aos 27 anos mais nova e igualmente pobre, cujos braços e pernas vivem cheios de braceletes e anéis falsos e verdadeiros, sobras de dias mais prósperos.¨
e) “Hoje, só tenho notícias tristes e deprimentes. Nossos muitos amigos e conhecidos judeus estão sendo levados aos montes.
29- Coloque (V) para as assertivas verdadeiras e (F) para as falsas.
I- Anne Frank pensa o ato de escrever como mero passatempo, sobretudo por não ter opção de lazer, enquanto ¨enclausurada¨ no Anexo ( )
II- No Diário, não há registro de aspectos, de fatos, tampouco de nomes relacionados à religiosidade.
( )
III- Nas cartas que compõem O Diário de Anne Frank, não há registro da descrição, mas apenas da narração.
( )
Respectivamente, temos:
a) V/V/V;
b) F/F/F;
c) V/F/F;
d) F/V/V;
e) F/F/V.
30- Observe as duas assertivas abaixo sobre os membros do Anexo.
PRIMEIRA: Todos os membros que se esconderam no Anexo chegaram ao referido local no mesmo dia.
SEGUNDA: Os conflitos, as divergências, acontecidos no Anexo, só se davam entre os membros da mesma família, nunca entre membros de famílias diferentes.
É correto afirmar:
a) as duas assertivas são verdadeiras;
b) as duas assertivas são falsas;
c) apenas a assertiva I é verdadeira;
d) apenas a assertiva II é verdadeira;
e) as duas assertivas são verdadeiras e a segunda apresenta uma ideia de “concessão” em relação à primeira.
31- Observe as três assertivas abaixo sobre a relação entre a personagem principal e o Diário.
I- Os textos constantes de o Diário de Anne Frank não foram os primeiros escritos por Anne, pois já havia publicado um livro de poesias, quando completou 10 (dez) anos de idade;
II- Uma leitura atenta das “cartas” que compõem o Diário permite concluir que há variação de “ânimo”, de ¨humor ¨ no momento em que foram tecidas pela Anne;
III- Para que pudesse iniciar os textos do Diário, Anne Frank solicitou ao pai que comprasse um diário, o mais urgente possível, no mercado negro.
É correto afirmar:
a) as três assertivas são verdadeiras;
b) as três assertivas são falsas;
c) apenas a assertiva I é verdadeira;
d) apenas a assertiva III é falsa;
e) são falsas apenas as assertivas I e III.
32-. “A propósito, falando de judeus: ontem vi dois, quando estava espiando pela cortina. Senti como estivesse olhando para uma das Sete Maravilhas do Mundo. Tive uma sensação esquisita, como se eu os houvesse denunciado à autoridade e agora estivesse espionando sua infelicidade. (Domingo, 13 de dezembro de 1942)”. Explique o contexto histórico que justifica a afirmação de Anne Frank.
33- “E lá estávamos, papai, mamãe e eu, andando debaixo da chuva torrencial, cada um com uma pasta de escola e uma bolsa de compras cheia até a borda com as coisas mais variadas. As pessoas a caminho do trabalho, naquela hora da manhã, nos dirigiam olhares simpáticos; dava para ver pelos rostos que eles lamentavam não poder oferecer algum tipo de transporte; a estrela amarela falava por si.” Com base na história que nos fora contada, por meio das cartas escritas por Anne Frank, é possível estabelecer uma relação entre o fragmento “a estrela amarela falava por si” e a concepção de “segregação”? Fundamente a resposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário